Santería apresenta Hanna Batista, jovem e promissora diretora de cena

Santería apresenta e investe em um novo e promissor talento, a diretora de cena Hanna Batista. Nascida com nome de batismo Ivillin Hiorranna, na região norte do país em Rondônia, cresceu em Humaitá, município na calha do Rio Madeira no Amazonas. É neta e bisneta de indígenas e afrobrasileiros e sobre sua origem celebra “crescer no Amazonas foi um dos maiores presentes que a vida poderia me dar, por isso, quero retribuir essa gratidão, ocupando os espaços necessários e contando a história do meu povo sempre que possível”.

Residindo em São Paulo desde 2014, cursou fotografia nas Faculdades Metropolitanas Unidas e trabalhava no setor gastronômico para custear os estudos. Antes havia feito 4 anos de enfermagem na Universidade Federal do Amazonas, mas sentiu que ali não estava sua vocação.

No final do curso de fotografia, por curiosidade e influência de um amigo, diretor de cena resolveu investir na formação audiovisual, saiu do emprego e com a rescisão matriculou-se no curso de assistência de direção na Academia Internacional de Cinema (SP).

Seu primeiro trabalho como diretora de cena foi um videoclipe independente da artista Bia Ferreira com a música tema “Boto Fé” e as referências que buscou vieram de se considerar “muito influenciada por filmes de ficção científica, heroísmo e brasilidade e quando ouvi a música Boto Fé foi pra esse lugar que fui. Coloquei Bia Ferreira no papel de uma heroína afropunk pós apocalíptica, que através da tecnologia e do cuidado com a natureza reconstrói o mundo destruído, com ajuda de entidades que misturam o espiritual e o tecnológico. Acredito que por influência do lugar de onde vim, sinto na pele a importância da natureza e como é importante retratar isso toda vez que possível. Considero que  afrofuturismo vem de uma perspectiva preta da tecnologia que dialoga com o natural e espiritual, foi assim que o cenário do Boto fé surgiu”, explica.

O videoclipe concorreu no Music Video Festival (MVF) na categoria “Melhor videoclipe” envolvendo diversidade e inclusão, em uma parceria com a marca de tênis Converse.

Esse trabalho despertou especial interesse das sócias e diretoras de cena da Santería,  We Are Magnólias e Felipe Luchi, diretor de criação da produtora para convidar Hanna a integrar o casting da produtora.

Hanna Batista é um jovem talento, muito sensível e muito focada. Se tornou diretora tão rápido por ter uma visão de mundo única, somada a uma dedicação sem limites no que faz”, afirma Felipe Luchi.

Hanna co-dirigiu o videoclipe da cantora Yzalú em uma ação para o Dia Internacional das Mulheres, com apoio de Hershey’s  e criação da BETC Havas. Esse trabalho recebeu especial destaque na “Shot” em “Shot of the Day” e na Source Creative.

Minha carreira como diretora é recente, mas sempre que tenho a oportunidade gosto de pontuar que um dos meus objetos é trazer as matrizes que me compõem pra tela numa perspectiva de quem vive a herança cultural dos meus ancestrais. Sinto falta de representatividade na TV ou ser bem representada, muitas vezes vi filmes, novelas, comerciais em que ficava muito claro que não nos conheciam. Daí fiquei com isso na cabeça, de tomar conta da minha história e minhas raízes e de algum jeito interferir nas narrativas que vêm construindo da gente”, finaliza Hanna Batista.

FOTO FELIPE LUCHI E HANNA BATISTA: https://www.dropbox.com/t/nJHfol66tRAVrRCb

Sobre a Santería TV:

A produtora audiovisual Santería é do diretor de criação Felipe Luchi em associação ao G8 Group comandado pelo CEO Edgard Soares Filho. As diretoras de cena As Magnólias, Roger Garcia e Emerson Souza também são sócios na produtora. Em 2020, a Santería foi consagrada no El Ojo de Iberoamerica 2020 como “Melhor Produtora” em “Desempenho Local País Brasil” e Rafa Damy, “Melhor Diretor” brasileiro.  No ranking Meio & Mensagem 2020, figura entre as 12 “Melhores Produtoras do Brasil” pelo desempenho nas mais relevantes premiações publicitárias globais, regionais e nacionais.

Instagram da Santería: https://www.instagram.com/santeria.tv/