Orquestra Sanfônica de Teresina presta homenagem a estudantes

Fotos: Ascom FMC

Dentro das festividades do Dia do Estudante, comemorado na última quinta-feira (11/08), os alunos da Escola Municipal Velho Monge, que fica localizado na região do Bairro Brasilar, na zona Sul de Teresina, receberam uma homenagem da Orquestra Sanfônica de Teresina. O concerto especial dos estudantes teve a participação dos jovens matriculados no Projeto Banda Escola e encantou a todos que acompanharam atentamente as duas apresentações.

Para Ana Gladys, pedagoga do estabelecimento de ensino, a escola é um dos lugares responsáveis por manter a cultura viva, e que por isso todos estiveram unidos para que os alunos pudessem ter a oportunidade de acompanhar de perto o trabalho da orquestra e do Projeto Banda Escola, que é formado por jovens da região. A Pedagoga enfatizou ainda, que essa parceria da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves com a Secretaria Municipal de Educação é muito importante para o enriquecimento cultural e educacional dos alunos, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade.

“Trazer música de qualidade para escolas é algo muito importante, é uma oportunidade para que esses alunos possam ter acesso ao que relembra nossas raízes, bem como também oferecer opções culturais a esses jovens que moram em uma região que é carente de opções saudáveis de cultura”, comenta Ana Gladys, afirmando ainda que a apresentação foi uma oportunidade para que os estudantes pudessem perceber que eles também são capazes de tocar um instrumento e ainda fazer parte de uma orquestra tão importante.

Uma das estudantes que aprovaram as apresentações foi a Anne Caroline, de oito anos, ela conta de forma feliz que adorou assistir de perto a apresentação feita pelo trio da Orquestra Sanfônica de Teresina. Ela também conta que ficou surpresa com outras crianças tocando instrumentos e que agora pretende fazer parte do Projeto Banda Escola.

“Muito bom tudo isso que está acontecendo aqui, espero que eles voltem mais vezes, pois amei as apresentações e claro, ao ver outras meninas tocando um instrumento, eu pretendo também ingressar em uma banda”, diz Anne Caroline.

A Orquestra Sanfônica de Teresina e o Projeto Banda Escola são mantidos com recursos da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves. Para conhecer de perto o trabalho desses dois projetos, basta acessar o site cultura.pmt.pi.gov.br ou seguir a página cultura_the no Instagram.