V Festival de Pipas da Santa Maria da Codipi acontece neste domingo (14)

Acontece neste domingo (14) a 5ª edição do Festival de Pipas da Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. O evento, que já é aguardado todos os anos pela comunidade, vai ser realizado na Ocupação Padre Humberto e terá, além da tradicional competição de pipas, outras manifestações culturais, como batalhas de MCs, discotecagem, grafite, e mais diversas atividades.

Festival de Pipas da Santa Maria da Codipi em 2018 (Foto: Kilito Trindade)

O festival é organizado pelo grupo de rap Reação do Gueto, com o apoio da comunidade, como informa Dorneles França, o Nêgo Doka. “O projeto surgiu de uma troca de ideias entre amigos. A princípio, a galera queria fazer só uma competição apostada, e acabou que decidimos fazer um festival maior e aberto, com premiações e outras atrações”, declara o artista.

imagem11-07-2019-03-07-09Nêgo Doka (Foto: Kilito Trindade)

O evento envolve todas as pessoas que moram no entorno da Ocupação Padre Humberto, principalmente as crianças, segundo Dorneles. “O festival tem uma importância muito significativa, a galera espera o ano todo, principalmente a criançada, que se envolve nesse dia de lazer, interação e criação. A comunidade fica na expectativa e sempre apoia, ajuda de acordo com suas condições”, afirma.

A programação inicia logo pela manhã, às 8h, quando artistas do grafite iniciam as pinturas em paredes da comunidade. A partir das 9h30min, acontece uma oficina de pipas, que deve seguir até meio-dia, quando há uma pausa para o almoço. Às 14h tem início a parte musical, com discotecagem do DJ Nando até as 16h, quando começa a competição de pipas. Após o torneio, mais música com os MCs Carlim CLH e Jão Narcoliricista e o grupo Reação do Gueto.

imagem11-07-2019-03-07-10Festival envolve toda a comunidade, sobretudo as crianças (Foto: Kilito Trindade)

Por fim, Dorneles orienta as pessoas que desejam comparecer ao evento. “A Ocupação Padre Humberto fica por trás da escola Amarelão, na Santa Maria da Codipi. Quem vem de ônibus, pode pegar o 101 ou 201 na Praça da Bandeira, ou o 104 na Avenida Frei Serafim, e descer na praça da Santa Maria”, conclui.

Fonte: entrecultura.com.br/2019/07/11/v-festival-de-pipas-da-santa-maria-da-codipi-acontece-neste-domingo-14