Veja quem são os cinco deputados do RJ que julgarão impeachment de Witzel

Na tarde desta terça-feira (29), foi a vez dos deputados da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) escolherem os nomes dos cinco parlamentares que vão compor o tribunal misto responsável por julgar o impeachment do governador afastado Wilson Witzel (PSC). 

Os escolhidos foram os deputados Alexandre Feitas (Novo), com 55 votos, Waldeck Carneiro (PT), com 50 votos, Chico Machado (PSD), com 54 votos, Dani Monteiro (Psol), com 38 votos, e Anderson Moraes (PSL), com 24 votos. Eles foram eleitos através de votação no plenário após se candidatarem na última segunda-feira (28).

Como noticiado pelo Brasil de Fato, na última segunda (28), o Tribunal de Justiça do Rio (TJ-RJ) havia sorteado os nomes dos cinco desembargadores que o também vão compor tribunal misto. 

Leia também: TJ-RJ define desembargadores para compor comissão do impeachment de Witzel

Se a maioria simples dos 10 membros do tribunal misto, o mesmo que seis, aceitar a denúncia aprovada na última quarta-feira (23) contra Witzel, ele será afastado por 180 dias. O governador já está afastado do cargo desde o mês passado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por um período de seis meses.

O período de afastamento, dentro do processo de impeachment, é disponibilizado para que o governador apresente sua defesa. Na votação final, são necessários dois terços dos votos, ou sete votos, do tribunal misto para que Witzel perca o mandato de vez. 

Leia mais: Witzel é o primeiro governador do Rio a sofrer processo de impeachment; entenda

Witzel é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) e denunciado pela Alerj por integrar um esquema de desvio e superfaturamento cujas primeiras denúncias apareceram na Secretaria estadual de Saúde. As primeiras investigações partiram de suspeitas na compra de equipamentos para o combate à pandemia da covid-19 e na construção dos hospitais de campanha.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse e Rodrigo Chagas

Fonte: www.brasildefato.com.br/2020/09/29/veja-quem-sao-os-cinco-deputados-do-rj-que-julgarao-impeachment-de-witzel

Coronavírus em Tempo Real