Sem retomar investimento e com juros altos não há crescimento, diz economista

Escalada de juro altos e corte de investimentos derrubaram a economia, avalia Nilson Araújo sobre o resultado do PIB do terceiro trimestre

O economista Nilson Araújo de Souza, ao analisar o resultado de 0,4% do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre de 2022 na comparação com o trimestre anterior, afirmou que “a reanimação econômica que estava sendo propalada por Bolsonaro e Paulo Guedes era ‘fogo em palha de milho’, pior do que ‘voo de galinha’. Não se sustentava no tempo, porque a política fundamental deles, de escalada de juros e corte de investimentos, levam a economia para baixo”.

No primeiro trimestre, o PIB cresceu 1,3% e no segundo trimestre 1%, ambos na comparação com os trimestres anteriores.

De acordo com o professor, “o que tinha reanimado a economia por um determinado tempo foram os programas compensatórios, basicamente, o Auxílio Brasil e mais a medida adotada para reduzir os preços dos combustíveis por meio da redução do ICMS dos Estados. Mas isto aí, é tudo provisório. E sendo provisório, não dá sustentação para economia durante muito tempo. Então, o que está sendo definitivo são os juros altos e o corte nos investimentos.  Ambos estão levando a economia para baixo”.

Nilson: pacote de Bolsonaro é juro alto, desindustrialização e fome

Nilson Araújo: só o ralo dos juros escoa 3,5 vezes um ano do Bolsa Família

O post Sem retomar investimento e com juros altos não há crescimento, diz economista apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/sem-retomar-investimento-e-com-juros-altos-nao-ha-crescimento-diz-economista/