Últimas Notícias

Segunda noite de desfiles em SP tem brilho de Fafá de Belém e homenagem à Rádio Nacional

A segunda noite dos desfiles do carnaval 2024 de São Paulo, neste sábado (10), levou mais sete escolas do Grupo Especial ao Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte da capital. Sem incidentes importantes durante o percurso na avenida do samba, as escolas completaram seus desfiles no tempo.

A Vai-Vai, maior campeã do carnaval paulistano foi a primeira escola de samba a desfilar. Nascida na década de 1930, a escola apresentou o samba-enredo “Capítulo 4, versículo 3 – Da rua e do povo, o hip hop: um manifesto paulistano”, homenageando os 50 anos de Hip-Hop com presenças como a de Mano Brown, líder dos Racionais MC’s.

A segunda escola a tomar a avenida foi a Tom Maior, sexta colocada no carnaval de São Paulo de 2023. Com o samba-enredo foi “Aysú: uma História de Amor”, a escola contou uma versão indígena do mito grego de Orfeu e Eurídice. Na comissão de frente, a escola desfilou belas fantasias que se alternavam entre o dia e a noite.

A Mocidade Alegre, campeã do carnaval de São Paulo em 2023, foi a terceira escola a entrar na avenida neste segundo dia de desfiles. Ao som de “Brasiléia Desvairada: a Busca de Mário de Andrade por um País”, o samba-enredo mostrou a viagem do escritor pelo país. O ator Pascoal da Conceição apareceu com a comissão de frente interpretando o escritor.

O desfile narrou a expedição feita por Mário de Andrade há exatos 100 anos, em 1924. A viagem tem como ponto de partida a capital paulista e percorre o Brasil. A bateria, comandada pelo Mestre Sombra, trouxe toques do frevo e do maracatu para dar o tom de toda a viagem pelos ritmos do país e a ala das baianas apresentou-se com um figurino inspirado por pedras sabão, homenageando a obra de Aleijadinho.

A Gaviões da Fiel foi a quarta escola de samba a desfilar. Com o enredo “Vou te Levar pro Infinito”, que propõe uma viagem em uma nave espacial comandada por arlequins e colombinas “futuristas”, o tema foi inspirado em um trecho do enredo campeão de 1995.

A Águia de Ouro, oitava colocada no carnaval anterior, foi a quinta escola. Seu samba-enredo, “Águia de Ouro nas Ondas do Rádio”, faz homenagem ao centenário da rádio nacional. A escola destacou a importância do rádio e seu impacto na sociedade, do ponto de vista informativo e cultural, além de relembrar grandes estrelas e programas icônicos do veículo de comunicação. A agremiação homenageou a carreira do radialista Eli Corrêa, na avenida e no samba-enredo, incluindo seu bordão “oi, gente”. O radialista veio como destaque no último carro.

A Império de Casa Verde, terceira colocada do carnaval de São Paulo, entrou na Avenida homenageando a cantora Fafá de Belém e a defesa da Amazônia, intitulada “Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta”. O abre-alas contou com a participação da filha da cantora, Mariana Belém. As baianas, em azul e amarelo e cocares, fizeram referência ao manto de Nossa Senhora de Nazaré. Aludindo um de seus maiores sucessos, a segunda alegoria toda vermelha lembrou seu grande sucesso, Vermelho. Fafá fechou o desfile majestosamente no último carro, sempre sorridente, e acenando para o público.

A Acadêmicos do Tucuruvi encerrou a madrugada de desfiles com o samba-enredo será “Ifá”, que narra a história baseada na filosofia de origem africana, conhecida pelas previsões do jogo de búzios, como a conexão entre o humano e o sagrado. Pregando um ideal de amor ao próximo e a superação de toda a maldade que há no homem, que deve viver em harmonia com ele mesmo e com a natureza. Nas cores preta, branca e vermelha, a ala das baianas foi um dos destaques do desfile. A bateria da agremiação trouxe à frente ritmistas levando atabaques. O som do instrumento ficava mais evidente nas paradinhas feitas pelos integrantes, representando as batidas de ritmos africanos.

O anúncio da grande campeã do carnaval 2024 acontecerá nesta terça-feira (13), a partir das 16h. O desfile das Campeãs está marcado para o próximo sábado (17).

O post Segunda noite de desfiles em SP tem brilho de Fafá de Belém e homenagem à Rádio Nacional apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/segunda-noite-de-desfiles-em-sp-tem-brilho-de-fafa-de-belem-e-homenagem-a-radio-nacional/