Sada Cruzeiro afasta jogador de vôlei bolsonarista que defendeu ‘dar um tiro’ em Lula

Na última terça-feira (31), o Sada Cruzeiro anunciou a suspensão do oposto Wallace por tempo indeterminado. A punição se deu após o atleta, ex-seleção brasileira, fazer uma postagem em suas redes sociais em que falava sobre ‘dar um tiro’ no atual presidente Lula.

Em seu Instagram, o bolsonarista republicou uma pergunta enviada por um seguidor sobre “dar um tiro de 12 na cara do Lula” e abriu uma enquete com a seguinte questão: “alguém faria isso?” e com quadros para responder sim ou não.

O jogador apagou a postagem após ser criticado fortemente. A “12” citada na mensagem é o calibre de uma arma com a qual Wallace fez uma postagem pouco antes de abrir a enquete. 

Ainda na terça, o clube havia feito uma nota nas redes sociais repudiando a atitude do atleta.

Mas em nova nota, o Sada Cruzeiro afirmou que: “A Diretoria da Associação Esportiva e Social SADA repudia qualquer ato que possa significar incitação à violência e esclarece que NÃO COMPACTUA DE MANEIRA ALGUMA com as recentes publicações do atleta Wallace de Souza em suas redes sociais. Dentro do que cabe ao patrocinador master do Sada Cruzeiro, foi definido o AFASTAMENTO IMEDIATO do atleta por TEMPO INDETERMINADO, e exigidos a plena retratação e pedido público de desculpas. Permanecemos atentos aos desdobramentos legais deste lamentável episódio e novas medidas serão estudadas”.

Por meio de nota oficial, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou na tarde desta terça-feira (31) que encaminhou uma representação ao Conselho de Ética da entidade após o post de Wallace sobre dar tiros no presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A representação foi encaminhada ao órgão, que, segundo a entidade, é independente e dará o devido andamento às etapas do processo. 

“O Comitê classifica como inaceitável a postagem feita pelo jogador, que representou a seleção brasileira de vôlei em três Jogos Olímpicos e, em 2022, foi medalha de bronze no Campeonato Mundial da modalidade”, diz.

Mais cedo, o ministro da Secretaria da Comunicação do Governo Federal, Paulo Pimenta anunciou que acionou a Advocacia-Geral da União (AGU) após a publicação da enquete de Wallace sobre os tiros em Lula. 

Em publicação nas redes sociais, o ministro afirmou que vai tomar as “providências necessárias” após o jogador do Cruzeiro realizar enquete sobre um ataque ao presidente.

Quem também se pronunciou foi a ministra do Esporte, Ana Moser. “Antes de atleta, o jogador Wallace é um cidadão brasileiro e deve responder às nossas leis e instituições”, afirmou, compartilhando o comentário do ministro Paulo Pimenta.

O post Sada Cruzeiro afasta jogador de vôlei bolsonarista que defendeu ‘dar um tiro’ em Lula apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/sada-cruzeiro-afasta-jogador-de-volei-bolsonarista-que-defendeu-dar-um-tiro-em-lula/