Rússia: projeto de vacina contra o coronavírus já passou por primeira fase

A Rússia anunciou nesta segunda-feira (23), que seu projeto de vacina contra o coronavírus já superou a primeira fase de desenvolvimento.

Segundo a cientista-chefa da Agência Federal de Medicina Biológica da Rússia, Veronika Skvortsova, os pesquisadores russos criaram três protótipos diferentes de vacina, que passarão agora por uma fase de testes, que deverá se estender até junho, de acordo com sua previsão.

“O projeto passou pela primeira fase de desenvolvimento. É uma vacina recombinante, que não vem de um vírus vivo, mas de proteínas que contêm os chamados `epítopos´, que são os pontos de ligação com o vírus”, explicou Skvortsova.

Um epítopo é a parte da macromolécula do antígeno que é reconhecida pelo sistema imunológico (por anticorpos, linfócitos B e linfócitos T). Skvortsova afirmou que “a imunogenicidade em ratos já começou”.

A Rússia já registrou 438 casos de Covid-19, com somente 1 morte e 17 pessoas já recuperadas da doença, conforme anunciado pelo primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin.

Fonte: Revista Fórum – Foto: RIA Novosti