Últimas Notícias

Nobel da Paz Adolfo Esquivel pede liberdade para Assange

Adolfo Pérez Esquivel, Prêmio Nobel da Paz, exortou neste domingo (11) a comunidade internacional “a exigir a libertação do jornalista Julian Assange e a pronunciar-se contra sua possível extradição para os Estados Unidos”.

“Temos de construir a paz, apoiar Assange e exigir que o sistema de justiça britânico não o extradite para os Estados Unidos. (…) Apelo a vocês para que se solidarizem com ele e sua família, para acabar com essa angústia e dor que ele vem sofrendo há anos. Um grande abraço”. Assim se pronunciou Pérez Esquivel em vídeo nas redes sociais.

Assange permanece preso no Reino Unido desde que o Equador retirou o asilo político concedido sete anos antes, em 2019, e permitiu que a polícia o prendesse na sua embaixada em Londres.

Em meados de 2022, o governo britânico anunciou a sua decisão de permitir a sua extradição para os Estados Unidos, que pretende julgá-lo por expor crimes de guerra cometidos pelos seus militares no Iraque e no Afeganistão, e milhares de arquivos secretos da sua diplomacia.

Se for processado e considerado culpado por um tribunal daquele país, poderá ser condenado a 175 anos de prisão com base em 17 acusações relacionadas com a lei de espionagem contra ele.

O Prêmio Nobel argentino e outras personalidades do seu país entregaram cartas no ano passado à embaixada do Reino Unido em Buenos Aires, nas quais afirmavam que aquele país tem a possibilidade soberana de estabelecer um precedente internacional na defesa da liberdade de imprensa como um direito humano fundamental.

O post Nobel da Paz Adolfo Esquivel pede liberdade para Assange apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/nobel-da-paz-esquivel-pede-liberdade-para-assange/