“Não tem explicação para nenhum cidadão do planeta terra essa taxa de juros do BC”, diz Lula

“A história julgará cada um de nós. A única coisa que eu sei é que a economia brasileira precisa crescer, nós precisamos gerar empregos”, destacou o presidente, em visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro

O presidente Lula criticou nesta quinta-feira (23), em visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro, a decisão tomada pelo Banco Central um da antes, de manter a taxa de juros em 13,75%. “Não tem explicação para nenhum cidadão do planeta terra a taxa de juro no Brasil estar em 13,75%, não existe explicação”, disse Lula.

“Eu não posso, como presidente da República, ficar discutindo cada relatório do Banco Central, eles que paguem pelo que estão fazendo. A história julgará cada um de nós. A única coisa que eu sei é que a economia brasileira precisa crescer, nós precisamos gerar empregos”, prosseguiu o presidente.

Ele disse que, “dentro do governo, não podemos ficar vendo as coisas apenas do ponto de vista negativo”. “Precisamos pensar um pouco do ponto de vista positivo. Se não tem dinheiro, vamos ter que arrumar. Se não tem dinheiro e tem fundo que não foi utilizado, vamos utilizar. Se não tem dinheiro do orçamento para aplicar, vamos arrumar parceria com a iniciativa privada, construir PPP e fazer os investimentos que o Brasil precisa”, afirmou Lula.

Conhecendo o submarino Humaitá, produzido no Brasil, no complexo naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro (reprodução)

“Vamos garantir o crescimento porque o emprego é a única coisa que dá dignidade às pessoas”, defendeu o mandatário. “Se todo mundo trabalha e todos consomem, a economia volta a crescer. É esse país que eu quero construir. E é esse país que nós vamos construir. É por isso que nesses quase noventa dias de governo nós já recuperamos todos os programas sociais que tiveram sucesso no meu período de governo”, disse Lula.

Ele disse que nos 100 dias de governo vai apresentar “um novo programa de desenvolvimento para este país”. “Nós temos que fazer estrada, temos que fazer, temos que fazer pontes, temos que fazer ferrovias, cuidar do saneamento básico, cuidar do tratamento da água, temos que cuidar da Saúde da Educação, tem tudo para fazer. Não vou ficar brigando. Eu vou fazer. Eu fui eleito para fazer e vou fazer”, destacou.

Sobre o presidente do BC Lula disse que “quem tem que cuidar do Campos Neto é o Senado que o indicou”. “Ele não foi eleito pelo povo. Ele não foi indicado pelo presidente, ele foi indicado pelo Senado. Quando eu tinha o Meirelles que era um indicado meu, eu conversava com ele. Mas agora, se esse cidadão quiser ele nem precisa conversar comigo. Ele só tem que cumprir a lei que estabeleceu a autonomia do Banco Central. Ele precisa cuidar da política monetária, mas ele precisa cuidar também do emprego, da inflação e da renda do povo”, observou.

“É isso que está na lei. Basta ler a lei”, disse Lula. “E ele não está fazendo isso. Todo mundo sabe que ele não está fazendo. Se ele estivesse fazendo eu não estava reclamando. Eu sou bobo de reclamar de uma coisa boa”, acrescentou o presidente.

Lula falou também com entusiasmo da indústria de Defesa. Vamos construí-la para que possamos contribuir com as nossas Forças Armadas. Quanto mais preparadas elas estiverem, melhor estarão para cuidar da nossa soberania nacional, vão cuidar das nossas fronteiras, do nosso espaço aéreo, das nossas florestas e das nossas riquezas minerais. Ou seja, é isso o que o Brasil precisa” assinalou o Chefe do Executivo.

O post “Não tem explicação para nenhum cidadão do planeta terra essa taxa de juros do BC”, diz Lula apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/nao-tem-explicacao-para-nenhum-cidadao-do-planeta-terra-essa-taxa-de-juros-do-bc-diz-lula/