GeralÚltimas Notícias

Moradores de Niterói e São Gonçalo protestam após apagão que já ultrapassa 40 horas

Moradores de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro protestaram, nesta segunda-feira (20), contra a falta de energia elétrica em diversos bairros que dura desde o fim das fortes chuvas que atingiram os municípios, no sábado (18). Os manifestantes exigem que as concessionárias privadas Enel e Light retomem o fornecimento da energia que já ultrapassa de 40 horas.

A Enel é também responsável pela distribuição de energia em São Paulo e na semana passada deixou mais de 2 milhões de pessoas sem luz por até 7 dias.

Na BR-101, a altura do bairro Gradim, em São Gonçalo, uma manifestação bloqueou os dois sentidos da via. Ao longo da manhã, os moradores também atearam fogos em objetos para fechar ruas dos bairros Rocha, Colubandê, Lindo Parque, Porto Novo, Paraíso, entre outros. Todos em São Gonçalo. A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e conseguiu liberar apenas uma pista da BR -101 até o fim da tarde.

Além da falta de energia, moradores de São Gonçalo enfrentam problemas com falta de água, pois a queda de luz afetou o fornecimento do sistema Imunana-Laranjal, que abastece a cidade. 

A Prefeitura de São Gonçalo emitiu uma nota informando que ingressou com uma ação civil pública contra a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na região.

“Com boa parte da cidade às escuras após o temporal, a cidade enfrenta prejuízos incalculáveis. A inércia da concessionária em restabelecer o serviço tem gerado diversos protestos. Buscando garantir a dignidade, segurança e bem-estar da população, o prefeito solicitou medidas judiciais imediatas e os reparos em até 24 horas. Um esforço que busca reparar os danos sofridos pelos gonçalenses”, afirmou a administração municipal.

Em Niterói, moradores da Zona Norte enfrentam mais de 40 horas sem luz. Protestos também foram realizados no Fonseca. Bairros da Região Oceânica, Centro e Zona Sul também foram afetados. No Centro, na Rua Marechal Deodoro, manifestantes colocaram fogo em objetos para fechar a rua. A PM precisou atuar no local.

NOTIFICAÇÃO ENEL

Na manhã desta segunda (20) a Procuradoria do município deu entrada em uma ação na Justiça cobrando soluções emergenciais para a concessionária Enel.

Durante a tarde, o Tribunal de Justiça acatou ação da Prefeitura de Niterói contra Enel e determinou que a concessionária restabelecesse os serviços de energia elétrica na cidade no prazo de seis horas, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

O Ministério Público também entrou no caso e informou que a Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte do Núcleo Niterói instaurou um procedimento administrativo para apurar as falhas da concessionária de energia Enel, em relação à demora nos reparos na rede elétrica que deixou diversos bairros de Niterói sem luz, nos últimos dias.

Por meio de nota, a Enel Distribuição Rio informou que 91% dos clientes afetados pela intensa tempestade registrada na noite de sábado (18) tiveram o serviço normalizado. Ainda segundo a concessionária, as cidades mais afetadas são Niterói, São Gonçalo e Maricá, ambas na Região Metropolitana do Rio, e em Petrópolis, na Região Serrana.

O post Moradores de Niterói e São Gonçalo protestam após apagão que já ultrapassa 40 horas apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/moradores-de-niteroi-e-sao-goncalo-protestam-apos-apagao-que-ja-ultrapassa-40-horas/