Últimas Notícias

Lula recusou convite de Zelensky para um encontro relâmpago na Base Aérea de Brasília

Fascista ucraniano estava indo para a Argentina na posse do também fascista Javier Milei. Aeronave precisou fazer escala no Brasil e Zelensky se frustrou achando que dava para tirar uma foto ao lado de Lula

Volodymyr Zelensky, que está pendurado nos países da OTAN, se deslocou até a Argentina neste final de semana para a posse do fascista Javier Milei. No caminho, a aeronave de Zelensky precisou parar no Brasil para reabastecer e ele achou que, durante a escala, poderia se reunir com o presidente Lula na própria base aérea de Brasília no sábado à noite.

Lula, porém, não topou o convite do “palhaço – é assim que ele é conhecido na Ucrânia, por ter sido comediante de TV – e inventou uma desculpa qualquer. A justificativa dada pelo Itamaraty para a recusa de Lula foi de que o pedido teria sido feito muito em cima da hora – na quinta-feira. A diplomacia brasileira respondeu que o próprio presidente Lula estava envolvido com a cúpula do Mercosul, no Rio.

Zelensky pousou no Brasil às 20h15 do sábado. A agenda do presidente Lula não tinha compromissos oficiais no sábado à noite, enquanto Zelensky estava em solo brasileiro, mas a Presidência achou melhor não atender à solicitação feita de última hora. Lula também não foi à posse de Javier Milei, que havia atacado o governo brasileiro durante a campanha. O Brasil enviou apenas o chanceler Mauro Vieira para representar o país.

“É muito raro esse tipo de encontro em base aérea, sem preparação e sem antecedência”, diz um diplomata a par do assunto. Zelensky decolou duas horas depois sem conseguir seu intento de falar com Lula e tirar uma foto ao seu lado. Os dois presidentes se encontraram em setembro em Nova York, onde estavam para a Assembleia-Geral da ONU. Lula não agradou Zelensky porque manteve uma posição firme de neutralidade e se ofereceu para mediar a busca da paz na região.

O post Lula recusou convite de Zelensky para um encontro relâmpago na Base Aérea de Brasília apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/lula-recusou-convite-de-zelensky-para-um-encontro-relampago-na-base-aerea-de-brasilia/