Lula passa Bolsonaro e lidera também na pesquisa Exame/Ideia sobre as eleições 2022

Lula está numericamente à frente de Bolsonaro em três simulações de primeiro turno e é o único candidato que vence o atual presidente nos cenários propostos para o segundo turno, segundo o estudo

Mais uma pesquisa, divulgada nesta sexta-feira (23), confirma o favoritismo do ex-presidente Lula (PT) nas eleições presidenciais de 2022. Levantamento encomendado pela revista Exame ao Instituto Ideia mostra que o petista ultrapassou Jair Bolsonaro (Sem partido) nas simulações de primeiro turno em três cenários propostos.

“No primeiro turno, gostaria de destacar uma vantagem numérica do ex-presidente Lula. É a primeira vez que Bolsonaro fica atrás numericamente, apesar de empatado na margem de erro”, diz Maurício Moura, fundador do IDEIA.

Em dois dos três cenários propostos, Lula está um ponto porcentual à frente de Bolsonaro – 33% a 32%, em cenário sem Sergio Moro e com João Doria (PSDB), e 31% a 30% com o ex-juiz e sem o governador de São Paulo.

Em um terceiro cenário, com o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) como candidato tucano, Lula e Bolsonaro aparecem tecnicamente empatados com 30% dos votos, com o petista numericamente à frente, como frisou Moura.

A pesquisa testa nomes do centro, cujo a soma das intenções de voto somam em torno de 30% dos votos, mostram a divisão do eleitorado entre Lula, Bolsonaro e uma chamada “terceira via”.

“É interessante pontuar com a soma de outras candidaturas, que incluem Huck, Doria, Amoêdo, que somam mais ou menos 32%. Ou seja, dentro da margem de erro, a somatória dessas candidaturas está praticamente empatada com Lula e Bolsonaro. Se houver uma convergência em torno de um nome, a terceira via se torna uma possibilidade real”, diz Moura.

Ascendente
No entanto, a pesquisa mostra que Lula é o único candidato com curva ascendente em relação às pesquisas anteriores.

O petista saiu de 17% na pesquisa realizada em janeiro, para 18% em março e disparou para 30% das intenções de votos em abril.

Bolsonaro, que tinha 32% em janeiro foi à 33% em março e caiu 3 pontos porcentuais, com 30%. Já a soma dos outros candidatos, que partiu de 37% e chegou a 41% na segunda pesquisa, caiu para 32% no atual estudo.

Segundo turno
Nas simulações de segundo turno, apenas Lula vence Bolsonaro, com 40% a 38% dos votos. Em uma simulação contra Ciro Gomes (PDT), Lula também vence, com 42% a 36%.

O atual presidente derrota todos os candidatos do centro em simulações de segundo turno – 44% a 34% contra Ciro, 46% a 29% contra Doria, 40% a 38% contra Luciano Huck, 45% a 22% contra Eduardo Leite, 45% a 31% contra Moro, e 42% a 23% contra Luiz Henrique Mandetta (DEM).

A pesquisa Exame/Ideia, finalizada neste dia 22 de abril, ouviu 1259 eleitores em cidades das cinco regiões do Brasil. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos e o grau de confiança é de 95%.

Revista Fórum