GeralÚltimas Notícias

Justiça ratifica eleição e nova diretoria toma posse no Sindicato dos Motoristas de SP

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP) da 2ª Região reconheceu, nesta quinta-feira (7), a vitória da chapa 4, que elegeu Edivaldo Santiago presidente do Sindicato dos Motoristas de São Paulo.

A eleição, ocorrida nos dias 21 e 22 de novembro, elegeu a chapa 4 com 14.028 votos (70% do total). Em segundo lugar, a chapa 2, apoiada por Valdevan Noventa, obteve 3.114 votos. Marcada por tumultos e ações para tentar barrar o processo eleitoral, a chapa derrotada conseguiu liminar na Justiça anulando o pleito, com o argumento de que deveriam ser usadas urnas eletrônicas no processo, o que contradiz o estatuto da entidade

Após ação da diretoria eleita, a liminar foi cassada pelo desembargador Marcelo Freire Gonçalves. Conforme a entidade, o juiz declarou “que ao Poder Judiciário cabe apenas os pressupostos legais sobre a atuação e funcionamento da entidade sindical, assim como, respeitar a liberdade de ação administrativa, dentro dos limites permitidos em lei”.

“No caso em debate a partir de uma análise mais acurada percebe-se que o pleito eleitoral designado para os dias 21 e 22 de novembro de 2023 observou as normas de ordem pública, o estatuto da entidade sindical e as deliberações da Comissão Eleitoral”; e que “não há previsão no estatuto do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo para o emprego de urnas eletrônicas para colheita dos votos durante o pleito”, afirma o desembargador.

Para a entidade, “sendo assim, aqueles que agiram de má fé e tentaram ludibriar a Justiça, os trabalhadores e a sociedade em geral fracassaram em seu intento e terão que acatar o que foi determinado pelo TRT-SP”.

Foto: Divulgação

Novamente nesta sexta-feira (8), membros das chapas derrotadas tentaram impedir o ato de posse da diretoria eleita, barrando a entrada dos diretores da entidade. “O juiz responsável pela ação reconheceu a vitória da chapa 4. Lamentavelmente, o pessoal da chapa 2, apoiada pelo Noventa, está recorrendo, chamou a polícia para tentar impedir a nossa entrada na sede”, relatou Luizinho, vice-presidente da Nova Central Sindical dos Trabalhadores. (NCST-SP).

Em declaração ao HP, o presidente eleito, Edivaldo ressaltou que o processo só confirma a vontade da categoria. “Foi uma vitória dos trabalhadores, apesar dos problemas que aconteceram, das ações violentas por outra parte, a chapa 4 foi a chapa de unidade, teve o apoio de todas as centrais, foi uma grande frente da militância da categoria que se unificou”.

“Então é uma vitória e será muito bom para a categoria, que poderá ampliar as suas conquistas e retomar direitos”. “A decisão da justiça veio confirmando nossa vitória, porque tivemos 14 mil votos. E a decisão cumpre o que a categoria escolheu, a sua representação”, completou Edivaldo.

O post Justiça ratifica eleição e nova diretoria toma posse no Sindicato dos Motoristas de SP apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/justica-ratifica-eleicao-e-nova-diretoria-toma-posse-no-sindicato-dos-motoristas-de-sp/