Forças Armadas realizam operação para envio de alimentos e medicamentos para aldeias yanomamis

Em operação conjunta entre a Força Aérea Brasileira e o Exército estão sendo levados desde o fim de semana, alimentos e medicamentos a comunidades yanomamis em Roraima (RR), que enfrenta grave crise de saúde.

Na última sexta-feira (20), o Ministério da Saúde decretou estado de emergência para combater a falta de assistência sanitária que atinge os yanomamis. A ação das Forças Armadas consiste em enviar em aviões militares, os insumos que são presos em paraquedas de depois distribuições por helicópteros e por terra.

Na segunda (23), uma aeronave KC-390 Millennium decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, com destino à Base Aérea de Boa Vista com 19 toneladas de carga para serem distribuídas na região do Surucucu (RR).

Segundo a FAB, nesta segunda-feira (23), um cargueiro militar KC-390 lançou 6,4 toneladas de alimentos e um avião C-105 levou 1,2 tonelada de alimentos e 95 kg de material médico.

As comunidades indígenas da região do Surucucu recebem constantemente auxílio do Exército Brasileiro e, desde dezembro de 2022, as ações de apoio têm se intensificado. No último dia 31 de dezembro, 14 crianças yanomamis foram resgatas para atendimento médico em Boa Vista (RR) e, a partir de 17 de janeiro, o 4º Pelotão Especial de Fronteira vem apoiando as ações da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) na região.

A missão é realizada com a ação conjunta da Força Aérea Brasileira e do 4° Batalhão de Aviação do Exército, que viabilizam o transporte aéreo de pessoal e de carga para a região de Surucucu. Mais de 2,5 toneladas de alimentos já foram entregues por aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Também já foi realizada a evacuação aeromédica de 21 indígenas do local.

No domingo (22), a FAB afirmou que já havia transportado 2,5 toneladas de alimentos com uso de aeronaves H-60 Black Hawk e C-98 Caravan. Ainda no domingo, também foi realizada a remoção de 21 indígenas do local com ajuda de aviões militares.

ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA

Uma equipe da Força Nacional do SUS embarcou na segunda-feira para Roraima, com a missão de reforçar o atendimento aos indígenas em território yanomami.

Segundo o Ministério da Saúde, 12 pessoas viajaram para a capital Boa Vista para prestar serviços na Casa de Saúde Indígena (Casai) e no hospital de campanha que está sendo preparado pelo Exército. Ao todo, são 11 voluntários assistenciais e um integrante da equipe de gestão central.

Também foram enviados equipamentos de atendimento de emergência, como pranchas rígidas e desfibriladores externos automáticos (DEA) e a instalação de um Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública. Uma equipe técnica está em Roraima há mais de uma semana.

O post Forças Armadas realizam operação para envio de alimentos e medicamentos para aldeias yanomamis apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/forcas-armadas-realizam-operacao-para-envio-de-alimentos-e-medicamentos-para-aldeias-yanomamis/