Em um ano de gestão, ViaMobilidade causa o quarto descarrilamento de trens em linhas privatizadas de SP
Nesta quinta-feira (30), ocorreu mais um descarrilamento que marca a realidade dos passageiros da linha 8-Diamante vivenciada pela operação do consórcio ViaMobilidade, que assumiram a linha privatizada há pouco mais de um ano.
Desta vez, o novo acidente ocorreu entre as estações Júlio Prestes e Barra Funda, por volta de 7h, horário de pico.
Foi o quarto descarrilamento da ViaMobilidade em pouco mais de três meses, sem contar a ocorrência dos vagões de carga que andaram sozinhos em Osasco.
Neste ano, os descarrilamentos ocorreram nas estações: Lapa (linha 8); Bruno Covas Mendes-Vila Natal (linha 9); Itapevi (linha 8) e; Júlio Prestes (linha 8).
Enquanto isso, durante o caos desta manhã, com passageiros andando pelos trilhos, o aplicativo da ViaMobilidade mostrava “Operação Normal” no funcionamento das linhas. Como se fosse “normal” o descarrilamento de um trem.
As operações já não são normais há um tempo. Desde 20 de março de 2023, os trens nas linhas 8 e 9 estão operando com velocidade menor que o normal depois de um descarrilamento em 18 de março de 2023, também na linha 8.
A Viamobilidade só ignorava até então o descarrilamento desta manhã. No entanto, depois, a concessionária apontou como falha em equipamento de via no aplicativo e admitiu o descarrilamento à imprensa.
“Por volta das 7h de hoje (30) ocorreu um descarrilamento de um trem na Linha 8-Diamante em decorrência de uma falha em um equipamento chamado Assistente de Mudança de Via (AMV). A ocorrência aconteceu na região de Júlio Prestes. Não houve feridos e todos os passageiros que estavam no trem desembarcaram em segurança com o auxílio dos Agentes de Atendimento e Segurança (AAS), da ViaMobilidade. A Linha opera normalmente entre Barra Funda e Itapevi. Passageiros com destino a Júlio Prestes devem descer na estação Barra Funda e utilizar a Linha 7- Rubi”, diz a concessionária em nota.
De acordo com a concessionária, havia cerca de 50 passageiros no trem e não houve feridos.
A ViaMobilidade não acionou ônibus da Operação PAESE, que é Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência, o que facilitaria muito a situação do passageiro. Na prática, quem está na estação Júlio Prestes, foi obrigado a andar a pé entre uma estação e outra, o que dificulta se for um idoso ou pessoa com deficiência por exemplo.
O passageiro precisa ir até a estação Luz, embarcar em um trem da Linha 7-Rubi sentido Jundiaí e descer na estação Palmeiras-Barra Funda.
PROBLEMAS
Centenas de passageiros reclamaram nas redes sociais.
“Essa empresa tá fazendo o Governo de bobo e os usuários de cobaias. Estão esperando mortes para tomar providências? Aí não vai adiantar mais”, escreveu Gilmar Cremaschi.
“Se um descarrilamento é apenas uma falha pra ViaMobilidade, dá pra entender porque quando os trens estão atrasados eles informam que está tudo normal”, apontou Sebastián Aráguiz.
“A linha 8 não tem um dia de paz…, com falhas recorrentes e agora esse descarrilamento que não é surpresa e ninguém toma uma providência”, afirmou Beatriz.
“Todo dia um descarrilamento. Nunca ocorria isso quando era administrado pela CPTM né. Até agora a pouco estava de boa pelo menos. Empresa incompetente”, afirmou Lucas Silva.
“Será possível que será preciso acontecer uma tragédia pra tomarem vergonha e consertar esses trilhos?”, questionou Paula Dundee.
“Cadê o governador que tanto defende a privatização mas não anda de trem? Até quando vão permitir essa operação perigosa da Via Calamidade? Até acontecer uma tragédia? Lamentável os riscos que a população tem que passar pra buscar o ganha pão”, reclamou Caique Souza.
Administradas pela ViaMobilidade desde janeiro de 2022, as linhas 8-diamante e 9-esmeralda de trens vem apresentando uma série de falhas técnicas.
Para o Ministério Público de São Paulo, os problemas se devem à falta de manutenção preventiva nos trilhos. Em razão disso, a promotoria propôs um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) à empresa.
Como a ViaMobilidade não aceitou o acordo, o Ministério Público anunciou que pediria à Justiça o fim da concessão das linhas, além de indenizações.
O post Em um ano de gestão, ViaMobilidade causa o quarto descarrilamento de trens em linhas privatizadas de SP apareceu primeiro em Hora do Povo.
Fonte: https://horadopovo.com.br/em-um-ano-de-gestao-viamobilidade-causa-o-quarto-descarrilamento-de-trens-em-linhas-privatizadas-de-sp/