Últimas Notícias

É preciso investimento público e redução dos juros para o país crescer, defende Orlando

“A autonomia do BC, aprovada pelo governo Bolsonaro, é um crime”, diz o deputado federal em entrevista ao HP

O deputado federal Orlando Silva (PCdoB-S) afirmou, em entrevista à Hora do Povo, que a meta de “déficit zero” e os juros altos estão na contramão da necessidade do país investir e se reindustrializar.

Para ele, “a reindustrialização do país é uma necessidade para sustentar um novo ciclo de desenvolvimento, que valorize o trabalho, a ciência e tecnologia, a sustentabilidade sócio-ambiental”.

O parlamentar destacou que, para isso, “a redução dos juros é fundamental” para “liberar investimentos” e fazer “a economia girar”.

Sobre o “déficit zero”, Orlando disse ainda que “a melhor forma de equilibrar as contas é fazer uma administração responsável e que persiga um novo ciclo de crescimento”. “É preciso plantar para colher, é preciso investir para crescer”.

PEDRO BIANCO

Leia na íntegra a entrevista concedida por Orlando Silva:

Hora do Povo: Quais os entraves para a industrialização do país e gerar mais empregos?

Orlando Silva: O Brasil está voltando a gerar empregos, o que é uma ótima notícia. O desemprego está abaixo de 8% e com tendência de queda. Isso é fruto de um governo que recuperou a democracia, a estabilidade institucional, a segurança jurídica e que também está reconstruindo políticas públicas que tinham sido sabotadas. Então, o rumo é positivo.

Apesar de estarmos gerando empregos, eles são de baixa qualidade e remuneração. A grande maioria dos brasileiros ganha até 2 salários mínimos.

Contudo, ainda essa semana saiu um dado mostrando a queda dos salários na proporção do PIB. Porque, apesar de estarmos gerando empregos, eles são de baixa qualidade e remuneração. A grande maioria dos brasileiros ganha até 2 salários mínimos. Exportar grãos e minério é importante, mas temos condições objetivas para ir além, liderar a transição energética e a indústria verde.

Na experiência mundial – e também na nossa -, onde estão os empregos de qualificação profissional, de melhores salários e de maior estabilidade? Estão no setor industrial.

Exportar grãos e minério é importante, mas temos condições objetivas para ir além. Na experiência mundial – e também na nossa -, onde estão os empregos de qualificação profissional, de melhores salários e de maior estabilidade? Estão no setor industrial.

Então, a reindustrialização do país é uma necessidade para sustentar um novo ciclo de desenvolvimento, que valorize o trabalho, a ciência e tecnologia, a sustentabilidade sócio-ambiental. Por isso, esse programa Nova Indústria Brasil deve ser apoiado e incentivado, porque só com investimento público e indução do Estado conseguiremos dar esse salto.

HP: Como a luta pela redução dos juros se torna importante nesse cenário? E como a meta de “déficit zero” pode atrapalhar a industrialização?

OS: A luta pela redução dos juros é central para o país, eu diria até que uma questão de soberania, porque é inaceitável que o governo não possa manejar os instrumentos de política monetária de acordo com os interesses nacionais. A autonomia do BC, aprovada pelo governo Bolsonaro, é um crime, porque ele é autônomo em relação ao governo democraticamente eleito, mas não é em relação aos interesses do mercado.

A redução dos juros é fundamental para a ampliação e a realização do crédito para liberar investimentos, modernização das empresas através da compra de máquinas e implantação de novas tecnologias. Isso faz a roda da economia girar.

Não sou daqueles que desprezam o equilíbrio das contas públicas, mas a meu ver não podemos nos amarrar completamente em uma meta. É importante reduzir o déficit, mas devemos lembrar que estamos reconstruindo o país, que foi arruinado pelo mais desastroso e incompetente governo de nossa história recente.

É preciso plantar para colher, é preciso investir para crescer

Nesse sentido, creio que a melhor forma de equilibrar as contas é fazer uma administração responsável e que persiga um novo ciclo de crescimento. É preciso plantar para colher, é preciso investir para crescer.

O post É preciso investimento público e redução dos juros para o país crescer, defende Orlando apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/e-preciso-investimento-publico-e-reducao-dos-juros-para-o-pais-crescer-defende-orlando/