Datafolha Minas: Kalil cresce menos e Zema pode vencer no primeiro turno

São Paulo – Faltando apenas três dias para o primeiro turno, pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (29) aponta que o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), mantém condições de ser reeleito já neste domingo (2). Ele aparece com 57% das intenções de votos válidos, ante 34% do segundo lugar, Alexandre Kalil, do PSD. Os votos válidos excluem aqueles em branco ou nulos e é o critério usado pela Justiça Eleitoral para fazer a totalização do resultado das eleições.

Na pesquisa Datafolha em Minas da semana passada, o placar dos votos válidos estava em 58% a 33%, uma diferença que havia caído para 20 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior. A oscilação registrada hoje ocorre, portanto, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Confira o resultado geral:

  • Zema (Novo): 57% (58% no levantamento anterior, em 22 de setembro)
  • Kalil (PSD): 34% (33% na pesquisa anterior)
  • Carlos Viana (PL): 5% (5% na pesquisa anterior)
  • Vanessa Portugal (PSTU): 1% (2% na pesquisa anterior)
  • Renata Regina (PCB): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Cabo Tristão (PMB): 1% (1% na pesquisa anterior)
  • Marcus Pestana (PSDB): 1% (1% na pesquisa anterior)

Num eventual segundo turno entre os dois principais concorrentes, Romeu Zema. com 55% dos votos válidos, seria o vencedor, contra 37% de Kalil

Contratada pela Rede Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, a pesquisa uviu 1.500 eleitores em 81 municípios mineiros e foi registrada na Justiça Eleitoral sob protocolo MG-09084/2022.

O post Datafolha Minas: Kalil cresce menos e Zema pode vencer no primeiro turno apareceu primeiro em Rede Brasil Atual.

Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/politica/datafolha-minas-kalil-cresce-menos-e-zema-pode-vencer-no-primeiro-turno/