Datafolha: Lula sobe a 47%, e mantém fôlego para vencer no primeiro turno

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou para xx pontos percentuais a vantagem sobre Jair Bolsonaro, e fortalece a chance de vitória no primeiro turno da eleição presidencial. Nova pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (22) traz Lula consolidado na liderança com 47% das intenções de voto – eram 45% no levantamento anterior. Bolsonaro, por sua vez, parou nos 33%. Considerados apenas os votos válidos declarados aos candidatos em disputa (descontados nulos, brancos e nenhum), o candidato da coligação Brasil da Esperança está com 50,5%, um ponto acima da soma dos adversários.

De um lado a nova pesquisa Datafolha já capta resultados de uma semana em que diversos setores da sociedade fortalecem a campanha pelo “vira voto” a favor de Lula. Personalidades do meio artístico, cultural, político e do meio acadêmico, mesmo não sendo eleitores de Lula, se movimentam para que a eleição presidencial seja decidida em 2 de outubro. O objetivo, nesse sentido, é evitar que o bolsonarismo intensifique a onda de violência política e promova o discurso golpista para não reconhecer o resultado das urnas. Isso porque as candidaturas de Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) não evoluíram. Ele está com 7% e ela com 5%.

“Vira voto” de um lado, bizarrices de outro

Por outro lado, o levantamento traduz, também, uma série de fatores negativos associados à campanha de Bolsonaro. O postulante à reeleição fracassou na tentativa de reduzir sua rejeição em diversos estratos sociais – como os mais pobres, jovens e mulheres – com medidas eleitoreiras e discursos que não condizem com seu histórico. Além disso, apostou em uma agenda errática ao promover comícios eleitorais com dinheiro público e agendas institucionais. Primeiro no funeral da rainha Elizabeth II, em Londres. Depois na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York.

A conduta do mandatário voltou a envergonhar o Brasil no mundo nas duas ocasiões. A ponto de personalidades do mundo todo assinarem uma carta em defesa da democracia e defendendo o voto em Lula no primeiro turno.

O post Datafolha: Lula sobe a 47%, e mantém fôlego para vencer no primeiro turno apareceu primeiro em Rede Brasil Atual.

Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2022/09/datafolha-lula-sobe-a-47-e-mantem-folego-para-vencer-no-primeiro-turno/