Datafolha: 44% acreditam que Bolsonaro não tem condições de governar; 37% da população defende renúncia

Novo levantamento aponta que mais de um terço da população quer o fim do governo Bolsonaro após pouco mais um ano de mandato

Pesquisa revelada neste domingo (5) pelo Datafolha mostra que a reprovação do presidente Jair Bolsonaro diante do enfrentamento ao novo coronavírus traz abalos políticos para o mandatário.

Segundo o instituto, 44% dos entrevistados acredita que o presidente não tem mais condições de governar, enquanto 52% ainda crê no ex-capitão, que está apenas no segundo ano de mandato.

A renúncia, defendida publicamente por setores da oposição desde a última segunda-feira, ganha coro em 37% da população. No entanto, 59% responderam que o presidente “não deveria renunciar”.

O Datafolha aponta que há uma correlação entre o temor diante do novo coronavírus e a continuidade de Bolsonaro. Dos que acreditam que ele deve continuar, a maioria diz não estar preocupada com a pandemia.‌

As avaliações sobre a possibilidade de impeachment ou afastamento do ex-capitão não fizeram parte do questionário.

Pesquisa revelada no sábado apontou que 51% das pessoas consideram que o presidente “mais atrapalha que ajuda” no combate à doença. Outro levantamento do instituto ainda apontou que a popularidade do presidente Jair Bolsonaro tem caído: a reprovação do ex-capitão foi de 33% para 39%, enquanto a aprovação oscilou de 35% para 33%.

A postura do presidente diante do novo coronavírus teria irritado a cúpula das Forças Armadas que, segundo informações de bastidores, teriam eleito o ministro-chefe da Casa Civil, general Walter Braga Netto, como “presidente operacional”.

Fonte: Revista Fórum – Foto: Carolina Antunes/PR