Últimas Notícias

Aprovação de Lula fica estável em 38% no Datafolha e desaprovação sobe 5 pontos no Ipec

No Datafolha, a reprovação caiu um ponto. No Ipec a avaliação positiva caiu 2 pontos enquanto a avaliação negativa subiu 5 pontos percentuais

Pesquisa Datafolha, realizada dia 5 de dezembro, e divulgada nesta quinta-feira (7) pelo jornal “Folha de S. Paulo”, indica que 38% dos entrevistados consideram o governo Lula ótimo ou bom e 30% avaliam a gestão como ruim ou péssima. Os que consideram o governo regular são 30% dos entrevistados.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 14 de setembro, a avaliação positiva de Lula se manteve estável em 38%. A reprovação oscilou um ponto percentual, de 31% para 30%.

Já a avaliação sobre o desempenho do governo até agora teve o seguinte resultado: 57% dizem que o presidente fez menos pelo país do que esperavam; 24% acreditam que Lula fez pelo país o que esperava que ele fizesse; 16% dizem que fez mais pelo país do que esperava; 2% deram outras respostas e 1% não sabem.

Em outra avaliação da pesquisa Datafolha, desta vez divulgada na sexta-feira (8), 40% dos brasileiros disseram que nunca confiam em nada do que o presidente Lula diz. O levantamento apontou ainda que 24% sempre confiam nele, enquanto 35% afirmaram confiar às vezes.

IPEC

O Ipec (antigo IBOPE), por sua vez, apontou, em sua pesquisa divulgada nesta quinta (7), que a avaliação positiva do governo do presidente Lula oscilou 2 pontos para baixo em dezembro, a 38%, enquanto a avaliação negativa subiu 5 pontos percentuais. Na rodada anterior, em setembro, 40% dos entrevistados consideravam a gestão Lula “ótima” ou “boa”, enquanto 25% a avaliavam como “ruim” ou “péssima”. Os que desaprovam a gestão agora foram a 30%.

A causa principal da maior desaprovação e queda de apoio ao governo, avaliada pelo Ipec, foi o mal-estar na economia que, segundo, a maioria dos entrevistados, não vai bem.

As altas taxas de juros têm impedido investimentos e a economia, por conta disto, vem perdendo fôlego. Segundo dados do IBGE, houve uma queda de 2,5% na FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo), índice que mede o nível de investimentos no país. Os dados são do terceiro trimestre deste ano. Este foi o quarto trimestre consecutivo em queda. 

No quesito “maneira de governar” do presidente, a aprovação apresentou uma queda de 5 pontos percentuais, passando de 56% na pesquisa anterior para 51% na atual. A desaprovação oscilou de 39% para 43%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A sondagem levantou a percepção dos entrevistados sobre a situação econômica. Para 39%, ela está melhor do que esperavam; 23% avaliam que está igual; 36% responderam que está pior e 2% não souberam responder.

A margem de erro da pesquisa Ipec é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Datafolha fez uma comparação entre presidentes no mesmo período. À época, Bolsonaro tinha 30% de aprovação, 36% de reprovação, e 32% dos entrevistados o consideravam regular. Segundo o Datafolha, em 1995, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tinha 15% de reprovação neste ponto do governo. O primeiro governo Lula, em 2003, tinha 15%, enquanto Dilma Rousseff (PT) marcava 6% em janeiro de 2012.

O post Aprovação de Lula fica estável em 38% no Datafolha e desaprovação sobe 5 pontos no Ipec apareceu primeiro em Hora do Povo.

Fonte: https://horadopovo.com.br/aprovacao-de-lula-fica-estavel-em-38-no-datafolha-e-desaprovacao-sobe-5-pontos-no-ipec/