A jornada profissional empreendedora

A importância da definição da sua missão e propósito para o seu crescimento profissional

Penha Pereira

É comum, no decorrer da jornada profissional, empreendedores e especialistas capacitados sofrerem alguma “queda” com relação à sua posição de trabalho. Desemprego, falta de crescimento, insatisfação na sua posição… Os profissionais podem se queixar de muitas maneiras, sentindo-se perdidos, sem saber como prosseguir e livrar-se da estagnação em suas carreiras.

Essas queixas, em alguns casos podem vir de pessoas com excelente formação técnica, mas com importantes dúvidas interiores e com um sentimento de grande frustração. Alguns seguem tradições familiares e percebem ao longo do caminho inconsistências em relação às suas necessidades, desejos e sonhos pessoais.

Outros estão completamente despreparados em termos de habilidades humanas, as famosas “soft skills”, tão procuradas nos dias de hoje. Outras pessoas com boa formação, alguma experiência e qualificações, porém sem a humildade suficiente para perceber que nem tudo está pronto e que tudo necessita de um esforço pessoal e abdicação em certos momentos de coisas agradáveis em benefício de um objetivo maior. E existem ainda os que por falta de recursos encontram-se completamente desanimados e sem coragem para buscar mais.

Em todos os casos de declínio na carreira e a dificuldade de como prosseguir, vemos a ausência de um fator que consideramos primordial para o sucesso da jornada tanto em nível profissional como pessoal: Carência de propósito e de missão de vida. O propósito e a missão de vida, são horizontes que planejamos para nossas jornadas profissionais e pessoais, sempre em consonância com nossos valores e princípios, é a partir da base gerada por experiências íntimas, familiares e educacionais, que nos tornamos capazes de buscarmos o que nos motiva a lutar pelo nosso desenvolvimento e pelo de quem somos responsáveis.

Todas as pessoas são chamadas para alguma missão. Algumas, médicas, acreditam que estão no mundo para salvarem vidas, outras, jornalistas, vieram para proporcionar informações claras a toda comunidade, outro grupo de pessoas acreditam que têm como missão a incrível tarefa de educar, os professores. 

Muitas pessoas, entretanto, não sabem dizer a que foram chamadas nesta vida. Pode parecer piegas, mas temos firme crença de que essa ausência de norte é preponderante nas escolhas inadequadas do caminho a seguir. Como saber como prosseguir depois de um declínio ou queda, não sabendo ao menos qual o seu principal objetivo? Só se usa mapa quem sabe aonde quer chegar. Não adianta traçar um caminho sem um ponto de chegada.

Segundo a Master Coach e gestora de carreiras, Penha Pereira “Sempre interagimos com essas pessoas nas redes sociais, como o Linkedin, primeiro buscando tirar delas seus mais profundos anseios, suas essências pessoais, aquilo que as fazem sentir-se pertencentes ao mundo em que vivem e mais, pelo que vivem, o que as motiva, o que as faz acordarem de manhã e levantarem-se para viver mais um dia de jornada. Porque, enquanto não entenderem isso, não conseguirão desenhar seu trajeto e muito menos ser plenamente felizes.”

Identificar o seu objetivo de vida e missão, nem sempre é fácil, já se sabe. Para isso, existem exercícios que o iniciante em uma carreira, ou aquele que já está em curso nela, mas está com dificuldades, deve buscar para avaliar qual é sua missão como profissional. Por isso, separamos um que pode vir a te ajudar.

Porém, antes de iniciá-lo é necessário preparar de forma consistente o terreno por onde sua jornada acontecerá; alguns updates e revisões são aconselháveis para que o resultado seja muito eficaz:

Primeiro, mesmo que já tenha feito, reveja seu Currículo. Sempre encontramos algum ponto para melhorar. Possui perfil cadastrado nas redes profissionais como o LinkedIn? Sim: vamos fazer uma atenta revisão.  Não: vamos tratar imediatamente de elaborarmos um.

Se já existir seu perfil, entre no LinkedIn e faça também uma revisão geral do mesmo. Veja se não esqueceu nada em termos de experiência profissional, cursos, participações em atividades extra profissionais (sim, contam muito), etc.

Faça também em um arquivo separado uma carta de apresentação pessoal onde você fala de si mesmo, suas aspirações pessoais, suas motivações, seus valores e sua missão, sim porque todos nós temos uma missão a cumprir. Você também tem a sua. Pense em qual é ela. Com nosso famoso exercício você fatalmente encontrará a sua. Essa questão de missão, valores e motivação são aspectos comportamentais que hoje em dia são muito olhados.

Então busque responder o seguinte:

Passo 1:  Quais são seus cinco maiores talentos? Quando você pensa em si mesmo(a), quais são suas principais características?

Passo 2: Quais são seus comportamentos que evidenciam as características /talentos? Quais são suas ações que comprovam sua característica /talento?

Passo 3: Quais são seus principais objetivos pessoais ou profissionais a serem realizados daqui a um ano?

Passo 4: Qual é seu objetivo financeiro para daqui um ano?

Passo 5: Dos 5 talentos listados acima, quais são seus três principais dons/características?

Passo 6: Pronto, agora, elabore sua missão

Por exemplo: Minha missão é: SER talentos, ATRAVÉS de comportamentos, PARA CONQUISTAR objetivos gerais / financeiros.

Pense em tudo isso e aproveite para redigir também e com base em sua realização pessoal, uma carta de apresentação pessoal. Anexe-a a seu perfil de Linkedin.

Jamais use termos em escrita ou verbalmente como “tentar”, “achar”, “difícil”, “medo”, “receio”. Use palavras assertivas que mostram firmeza, positividade e fé em si mesmo(a) e em suas competências.

Se houver disponibilidade, procure realizar um processo de Coaching, cujo profissional não lhe dará respostas prontas, é você que responde por si mesmo. Esse processo pode te ajudar em várias questões que vão além do exercício já citado. Com um Coaching, você poderá encontrar respostas que farão a sua vida caminhar para frente, sem medo da queda e da estagnação. 

Penha Pereira

Economista, Coach e gestora de carreira

mariadapenhaapereira@gmail.com

https://www.linkedin.com/in/mariadapenhapereira
https://www.instagram.com/mariadapenhaa.pereira/
https://www.facebook.com/penha0606/