Turismo

Estado de SP recebe 2,3 milhões de turistas no feriado

Alan Morici/ Setur-SP

Eventos como o The Town também impulsionaram o fluxo turístico no Estado de São Paulo

Durante o feriado prolongado de 7 de setembro, o Estado de São Paulo recebeu 2,3 milhões de visitantes que movimentaram um total de R$ 3,6 milhões na economia paulista. Dados são do Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Segundo a Setur-SP, o volume de turistas foi acima do esperado para o período. A ocupação hoteleira atingiu uma média superior a 80% – quando era esperada uma ocupação na ordem de 69%. A ocupação hoteleira acima da média para o período foi puxada por cidades do Litoral Norte paulista, que registrou ocupação na ordem de 92%.

“O feriado prolongado permitiu deslocamentos maiores, deixando toda a cadeia do Turismo ainda mais ativada e aquecida em todo o nosso Estado. É uma excelente notícia saber que superamos expectativas que já eram boas. Com destinos cada vez mais qualificados e o maior mercado emissor de turistas do País, São Paulo está se descobrindo e atraindo municípios de outros Estados e de outros países”

Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo

O festival de música The Town, na capital paulista, contou com um público de 500 mil pessoas e registrou um impacto econômico direto e indireto de R$ 1,7 bilhão na cidade, com a criação de 20 mil vagas de trabalho. Ainda na capital, a Beauty Fair reuniu mais de 200 mil pessoas.

Litoral Norte em alta

A cidade de Ilhabela atingiu 100% de ocupação hoteleira no período, enquanto que Caraguatatuba registrou um fluxo de 250 mil turistas e São Sebastião 300 mil visitantes, com média de ocupação hoteleira de 86%.

Eventos culturais no Litoral Norte também ajudaram no fluxo turístico, como a festa de Nossa Sra. do Monte Serrat, em Santos, que atraiu 380 mil pessoas, e a 12ª edição do Praia Games, em Praia Grande, que atraiu um público de 450 mil visitantes, culminando em uma ocupação hoteleira de 90%.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2023/09/turistas-movimentam-r-36-bilhoes-no-estado-de-sp-no-ultimo-feriado_199662.html