Turismo em 2023: Cuba fica em primeiro lugar em ranking de destinos em alta

Confira os 25 lugares eleitos pelo site de viagens TripAdvisor. A praia Pilar, em Cayo Guillermo, é uma das mais buscadas por turistas pela areia fina e águas verde-esmeralda
Gabriela Gasparin/G1
O site de viagens TripAdvisor revelou quais são os destinos em alta em 2023. Em primeiro lugar está Cuba, o país atraí os turistas por causa do intercâmbio cultural e de suas praias consideradas incríveis.
Confira a lista a seguir:
1.Cuba
Vista de uma rua em Havanna, Cuba
REUTERS/Alexandre Meneghini
O atrativo de Cuba está, principalmente, em suas praias, mas os turistas também buscam a capital Havana por causa da mistura entre a arquitetura do velho mundo e a vida noturna contemporânea.
Outra cidade que se destaca é Trinidad, considerada Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), é uma visão da arquitetura colonial espanhola, com a possibilidade de visitar o Vale dos Engenhos de Açúcar.
Leia também:
Para onde viajar em 2023: Brasil emplaca 2 destinos em ranking mundial do ‘New York Times’
Saiba quais são os passaportes mais poderosos do mundo em 2023; Brasil aparece na 20ª posição
Espanha é o segundo país mais visitado do mundo e turismo retoma níveis pré-pandemia
2.Cidade Antiga de Hoi An, Vietnã
Cidade Antiga de Hoi An, Vietnã
TripAdvisor
Localizado na costa vietnamita, a cidade é considerada um exemplo bem preservado do que foi um importante centro comercial dos séculos 15 a 19. O destino já era comum para mochileiros e, agora, está se tornando mais conhecida pelos turistas.
No 14º dia de cada mês lunar, a cidade troca suas luzes elétricas pelas tradicionais lanternas coloridas. As atrações incluem a Ponte Coberta Japonesa e o Templo Quan Cong.
3. Ilhas Maurício
Ilhas Maurício
Foto de Michal Marek
Classificado pela TripAdvisor como “indiscutivelmente o destino mais rico da África, um paraíso tropical com muito o que fazer”, as Ilhas Maurício estão localizadas na África Oriental.
O site recomenta uma visita à capital Porto Luís, que tem orla revitalizada e um mercado movimentado.
A maioria dos visitantes opta por ficar em torno de áreas de resort como Mont Choisy, a tranquila Trou-aux-Biches e a Flic en Flac, popular entre os mergulhadores. Rivière Noire é ideal para quem procura pesca em alto mar.
4.Siem Reap, Camboja
Siem Reap, Camboja
Foto de K C Siu
As ruínas de Angkor Wat são o grande destaque de Siem Reap. As estruturas antigas estão contidas em um dos maiores complexos religiosos do mundo. O complexo e a cidade real de Angkor Thom, do século XII.
5.Chiang Mai, Tailândia
Chiang Mai, Tailândia
icon0.com
O Museu Nacional e o Jardim Botânico são os lugares recomendados para absorver um pouco da cultura local de Chiang Mai e respirar a delicada fragrância das orquídeas tailandesas. No centro da cidade, os restos de antigas muralhas abrangem mais de 30 templos. Viajantes mais ágeis podem subir 300 degraus até Wat Phrathat Doi Suthep, um templo budista ornamentado nas colinas.
6.Grande Caimão, Grande Caimão
Ilhas Caimão
TripAdvisor
Grande Caimão é o destino para quem busca paz e sossego. Na Cidade das Arraias e possível nadar com os animais marinhos nas águas tranquilas. Mais perto da cidade, os viajantes relatam encontrar alguns dos melhores serviços de massagem e spa do Caribe.
7.Fez, Marrocos
Fez, Marrocos
Foto de Laura The Explaura
A cidade possui a universidade mais antiga do mundo, a Al-Karaouine. Fez está dentro de um ambiente murado, considerado Património Mundial da Unesco. Para turismo, vale visitar os antigos bairros que foram labirintos da Medina até Fes el-Bali e os quatro imponentes Portões de Fes, com seus distintos azulejos marroquinos.
8.Baku, Azerbaijão
Baku, Azerbaijão
TripAdvisor
A cidade de Baku é antiga e sua estrutura conta com formato de um labirinto de becos, mesquitas, edifícios históricos e vestígios de fortificações, incluindo o Palácio dos Shirvanshahs e a Torre da Donzela, agora listados como Patrimônio Mundial da Unesco.
9. Katmandu, Nepal
Katmandu, Nepal
TripAdvisor
A capital do Nepal é cercada por um vale repleto de locais históricos, templos antigos, santuários e aldeias fascinantes. Uma atividade recomendada nesse destino é se juntar aos caminhantes de montanha no movimentado distrito de Thamel.
10.Cracóvia, Polônia
Cracóvia, Polônia
Foto de Caio
O Castelo Wawel, a Praça Principal, a Igreja de Santa Maria e o Bairro Kazimierz são pontos atrativos na Cracóvia, a cidade que entrou na lista de Patrimônios Mundiais da Unesco.
Ela é uma cidade que foi durante séculos apreciada pelo seu património cultural e tornou-se também um centro europeu do património gastronómico. Em 2019, recebeu o título de Capital Europeia da Cultura Gastronômica pela Academia Europeia de Gastronomia.
Todos os anos, a capital da Pequena Polónia acolhe cerca de 100 festivais e outros eventos de escala internacional.
11.Ho Chi Minh, Vietnã
Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã
TripAdvisor
A cidade ostenta uma arquitetura colonial francesa e amplas avenidas. Um passeio popular é o Museu de Vestígios de Guerra, que mostra a Guerra do Vietnã através dos olhos vietnamitas. Vale apena também a ida pela Delta do Mekong, passando por arrozais e casas flutuantes.
12.Lanzarote, Ilhas Canárias
Lanzarote, Ilhas Canárias
TripAdvisor
Em Lazarote, o turista pode andar de camelo ao pôr do sol e jantar dentro de uma caverna à luz de velas. Há uma lenda local que diz que os habitantes se escondiam dos piratas nas cavernas subterrâneas de Cueva de los Verdes, que agora estão abertas a visitantes curiosos. Acima do solo, o Jardim de Cactus permite aprender tudo sobre as plantas espinhosas do deserto.
13.Santiago, Chile
Vista da cidade de Santiago, capital do Chile.
Reprodução
Entre os atrativos de Santiago para turistas estão de cafés a casas noturnas. Para quem gosta de arte, é possível conferir as coleções que variam de pré-colombianas a contemporâneas e as arquiteturas desde o século XVI até torres de escritórios espelhadas.
14.Juneau, Alasca
Juneau, Alasca
TripAdvisor
Devido à sua localização entre a base do Monte Juneau e o Canal Gastineau, a cidade no sudeste do Alasca foi o lar de pescadores nativos americanos, comerciantes de peles europeus e garimpeiros americanos.
Uma viagem à cidade é ideal para visitar o deserto do Alasca, pesca, caiaque e trenós puxados por cães nos Parques Nacionais, observação de baleias no Icy Strait ou caminhadas nas geleiras no Juneau Campo.
15.Cidade do Panamá, Panamá
Miraflores Canal Panamá
dgarkauskas on Visualhunt.com
Uma cidade multicultural de quase 1,3 milhão de habitantes, a Cidade do Panamá oferece uma visão do canal no Miraflores Locks Visitor Center. Há ainda o Parque Nacional Soberania, para caminhadas e observação de pássaros. Para os admiradores de caminhadas, a Cidade Velha é um labirinto atmosférico de igrejas, praças e palácios.
16.Ilha Panai, ilhas Visayas
Panay Island, Visayas
TripAdvisor
Panai é uma ilha das Filipinas, no grupo das ilhas Visayas. Para os turistas, os atrativos são as praias de areia branca e águas azul-turquesa de Boracay. Há ainda as montanhas escarpadas e rios de Antique até a história e a arquitetura da cidade de Iloilo.
17.Lombok, Indonésia
Lombok, Indonésia
TripAdvisor
Além das praias cor creme e cachoeiras, é possível avistar macacos selvagens nas árvores de Baun Pusak ou flutuar com as tartarugas-de-pente e verdes ao redor de Gili Meno. Um passeio imperdível é o Monte Rinjani, um vulcão ativo com um enorme lago dentro de sua caldeira.
18.Ilha do Sal, Cape Verde
Ilha do Sal, Cape Verde
TripAdvisor
A ilha tem areia branca que se estende ao longo de águas cristalinas azul-turquesa. Para mergulhadores, é possível encontrar muitos peixes tropicais, tartarugas e golfinhos para observar. Em terra firme, crianças vão se maravilhar com a miragem de Terra Boa, uma ilusão de ótica que evoca um lago de aparência pacífica no meio de uma grande planície plana.
19.Viena, Áustria
Viena – Austria
TripAdvisor
Ler um jornal com um bolo e uma café expresso é um passatempo cultural vienense pela Unesco. É possível fazer uma excursão autoguiada pela deslumbrante arquitetura tradicional, secessionista e moderna da cidade, como o Palácio Imperial, a Ópera Estatal, a Kirche am Steinhof ou o Kunsthistorisches Museum.
20.Pafos, Chipre
Pafos, Chipre
TripAdvisor
Localizada na costa sudoeste da ilha de Chipre, Pafos possui um clima temperado. A cidade é ideal para aproveitar o sol durante todo o ano. Entre as atividades, se destacam o mergulho nas águas quentes e cintilantes do Mediterrâneo no verão e uma trilha natural nos campos cobertos de flores silvestres na primavera. Há ainda os marcos antigos e históricos no outono.
21. Agadir, Marrocos
Agadir, Marrocos
TripAdvisor
A cidade mais visitada do sul do Marrocos conta com praias bem preservadas. Há também as avenidas ladeadas por palmeiras e bares à beira-mar. Para os aventureiros, um passeio que não pode faltar é à camelo, ou ainda alugar um buggy na praia. Também é interessante visitar as ruínas do Agadir Kasbah para vistas amplas da cidade.
22.Marmaris, Turquia
Marmaris, Turquia
TripAdvisor
Marmaris fornece um lindo cenário de montanhas cobertas de pinheiros à beira-mar. A cidade conta ainda com uma abundância de restaurantes de fast food. Para os fãs de arquitetura, é possível visitar o castelo restaurado de Suleyman, o Magnífico, e um atraente bairro antigo de paralelepípedos.
23.Bucareste, Romênia
Bucharest, Romania
TripAdvisor
Apelidada de “Pequena Paris”, a elegante arquitetura do início do século 20 de Bucareste mostra influências francesas. Há ainda o Museu da Aldeia, o Ateneu Romeno e o Museu do Camponês. Você não pode perder o Palácio do Parlamento, o segundo maior edifício do mundo (depois do Pentágono).
24.Bruxelas, Bélgica
Brussels, Belgium
TripAdvisor
Capital da Bélgica, Flandres e da Europa. Com muitos edifícios do século XVII e mercados de flores diários, a cidade é um destino grandioso. O Atomium, a Torre Eiffel de Bruxelas, está reaberto desde 2006 para visitar internas e externas. Os fãs de arquitetura devem conhecer o Museu Horta, casa do mestre arquiteto belga Victor Horta.
25.Copenhague, Dinamarca
Copenhague, Dinamarca
TripAdvisor
Copenhague já foi um assentamento de pesca Viking, e, ainda hoje, é possível encontrar vestígios dos exploradores nórdicos. A recomendação do site é visitar aldeias reconstruídas, as ruínas de um castelo de mil anos e museus dedicados aos notórios invasores.
Copenhague também apresenta uma mistura de arquitetura moderna e artefatos históricos, como o observatório da Torre Redonda, do século XVII. Galerias de arte, ruas estreitas, canais, parques e igrejas barrocas completam as atrações culturais da cidade.
Conheça o restaurante de alta gastronomia para cães

Fonte: https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2023/01/19/turismo-em-2023-cuba-fica-em-primeiro-lugar-em-ranking-de-destinos-em-alta.ghtml