Anvisa autoriza serviço de bordo, mas mantém máscaras em voos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou na quinta-feira (12) a flexibilização das medidas sanitárias em aeroportos e aeronaves. As atualizações foram feitas após o decreto do fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Covid-19. As novas regras passam a valer em 22 de maio.
De acordo com as novas normas, está permitida a volta do serviço de bordo, a retirada da máscara para alimentação e o retorno da capacidade máxima de passageiros nos transportes que levam da área interna do aeroporto até a aeronave. Porém, a entidade ressaltou que a máscara só poderá ser retirada para comer e beber e deve ser recolocada em seguida.
Além da obrigatoriedade do uso de máscaras dentro do avião e nas áreas restritas dos aeroportos, também foi mantido o desembarque por fileiras e os procedimentos de limpeza e desinfecção de ambientes e superfícies. Já o distanciamento físico continua recomendado sempre que possível.
Um dia antes, a Agência Europeia para a Segurança da Aviação (Easa) e o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) anunciaram que o uso de mascará deixará de ser exigido nos aeroportos e nos aviões a partir da segunda-feira (16). No entanto, países como Itália, Portugal e França vão manter a obrigatoriedade em transportes públicos, incluindo aeronaves. Em comunicado conjunto, as entidades reforçaram, porém, que “a máscara facial continua a ser uma das melhores proteções contra a transmissão” do SARS-CoV-2, especialmente para pessoas mais vulneráveis à doença.
Vale lembrar que os Estados Unidos já tinham derrubado a obrigatoriedade do uso de máscaras nos aviões através de uma decisão judicial emitida no dia 18 de abril.
Leia tudo em Manual do Viajante
Voos
Hospedagem
Aluguel de carro
Seguro viagem
Livros para viajar
Continua após a publicidade
1Manual do Viajante ETIAS: como funciona o documento para entrar na Europa em 20232Mundo Cruzeiro fará rota de Miami a Santos com paradas no Caribe3Manual do Viajante Airbnb lança novas categorias, proteções e estadias combinadas4Brasil Barra do Sahy: a praia mais astral do Litoral Norte de São Paulo5Brasil Pomerode e Vale Europeu: roteiros, passeios, festas, cicloturismo