Turismo

Aena passa a administrar Aeroporto de Altamira (PA)

Secretaria de Aviação Civil/ Divulgação

Altamira é o último aeroporto arrematado na sétima rodada de concessões a passar para a administração total da concessionária

A concessionária Aena Brasil passou a administrar, nesta quinta-feira (30), a operação do Aeroporto de Altamira, em Belém (PA). Até outubro deste ano, já passaram pelo terminal de Altamira cerca de 72 mil passageiros. Este é o último aeroporto arrematado na sétima rodada de concessões a passar para a administração total da concessionária.

A Aena Brasil planeja dobrar a capacidade do terminal de passageiros do Aeroporto de Altamira, passando de 1,2 mil metros quadrados para 2,6 mil metros quadrados. A superfície da sala de embarque e da área pública também será ampliada, ficando 3,6 vezes maior que a atual.

Além da ampliação do terminal a Aena Brasil pretende aumentar a segurança do aeroporto, instalando áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras e instalação de um PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão) na cabeceira 25. Haverá adequação do pátio para três posições para aeronaves tipo C e da via de pedestres para acesso do embarque e desembarque.

O projeto com todas as melhorias previstas será entregue à Anac no mês de dezembro, com obras se iniciando no ano que vem e conclusão prevista para 2026. Em 2019, último ano antes da pandemia, o aeroporto paraense recebeu 95 mil passageiros. Em 2022, a movimentação foi de 81 mil embarques e desembarques.

A concessionária espanhola, que já administrava desde 2020 seis aeroportos no Nordeste, passa a contar com um total de 17 equipamentos de infraestrutura no Brasil, marcando presença em nove Estados de quatro regiões do País, tornando-se responsável por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/100xbrasil/concessoes/2023/11/aena-brasil-passa-a-administrar-aeroporto-de-altamira-pa_201558.html