Tufão deve atingir Taiwan horas após terremoto abalar a ilha

Um forte tufão deve atingir Taiwan nesta quinta-feira, 8, trazendo o risco de deslizamentos de terra e elevação do nível do mar, disseram meteorologistas, horas após um terremoto de 5,9 graus de magnitude abalar a ilha.

O tufão Lekima, classificado como um fenômeno do nível mais alto pelo Departamento Meteorológico de Taiwan, deve se aproximar da costa nordeste da ilha no final de hoje. Ele estava se movendo pelo oceano na direção norte-noroeste a 15 km/h, disseram autoridades meteorológicas.

O Lekima conduzia ventos máximos de 227 km/h enquanto se aproximava de Taiwan, informou o departamento.

As autoridades emitiram alertas de vento e chuva para a maior parte da capital, Taipé, a cidade portuária de Keelung e outros condados do norte. Também foi emitido um alerta para os marinheiros das costas sul e leste.

O departamento meteorológico prevê chuvas de até 900 milímetros nas montanhas do norte da ilha.

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu a costa nordeste de Taiwan por volta das 5h30 da manhã do horário local (18h30 de quarta-feira em Brasília), provocando alertas de deslizamentos de terra.

“Um terremoto ocorreu quando fazíamos preparativos para o tufão, o que é um evento raro”, disse o premiê Su Tseng-chang em um centro nacional de emergência, pedindo às autoridades que permaneçam em alerta quando a tempestade se aproximar.

O terremoto cortou a energia de mais de 10.000 edifícios e uma mulher foi morta após ser atingida por um guarda-roupa que caiu com o abalo.

Preparativos para o tufão

Mais de 1.500 pessoas foram transferidas por questões de segurança, a maioria delas turistas em ilhas ao largo da costa leste, enquanto tropas foram mobilizadas em algumas áreas em meio a temores de inundações.

A tempestade seguirá em direção à China, aproximando-se da cidade de Xangai, no leste do país, no final de semana, informou o departamento meteorológico.

Tufões são frequentes em Taiwan, na China, nas Filipinas e no Japão durante a segunda metade do ano, fortalecendo-se com as águas quentes do Oceano Pacífico ou do Mar do Sul da China antes de perderem a força na terra.

O tufão Morakot devastou a ilha em 2009, matando quase 700 pessoas, a maioria em deslizamentos de terra.

(Com Reuters)

Fonte: veja.abril.com.br/mundo/tufao-deve-atingir-taiwan-horas-apos-terremoto-abalar-a-ilha