Tite convoca seleção com Gabigol, Rodrigo Caio e novatos

O técnico Tite anunciou nesta sexta-feira, na sede da CBF, no Rio, a lista de convocados da seleção brasileira para os amistosos contra Senegal e Nigéria, respectivamente nos dias 10 e 13 de outubro, em Cingapura. O Flamengo, líder do Brasileirão, e o Grêmio, tiveram, cada um, dois jogadores chamados: Rodrigo Caio e Gabriel Barbosa, da equipe rubro-negra, e Everton e o estreante Matheus Henrique, pelo tricolor gaúcho.

Além deles, os convocados que atuam no futebol brasileiro foram os goleiros Weverton (Palmeiras) e outro estreante, Santos (Athletico Paranaense), e Daniel Alves (São Paulo). Eles vão desfalcar seus clubes na 24ª e na 25ª rodada do Brasileirão, entre os dias 9 e 13 de outubro.

O técnico Tite falou sobre o fato de a convocação desfalcar candidatos ao título durante rodadas do Brasileirão. “É desafiador ter bom senso. Eu procuro na minha vida profissional olhar os diferentes lados das situações para que todos possam ganhar. Nesse momento está a seleção, estão clubes e atletas. (…) Conciliar todos os fatores nesse ganha-ganha não dá.”

O coordenador de seleções Juninho Paulista também foi questionado sobre o conflito com o calendário. “Sabíamos que teríamos de lidar com esses problemas durante esse ano. Nosso presidente (Rogério Caboclo) disse que isso não irá acontecer no ano que vem, não haverá jogos da seleção durante Copa do Brasil e Brasileirão. Isso já está resolvido, vamos ter de lidar com esse problema somente mais esse ano,”

Além de Santos e Matheus Henrique, há outro estreante na lista: Renan Lodi, do Atlético de Madri, que, segundo Tite, já vinha sendo observado desde os tempos de Athletico Paranaense. “Lodi é um atleta jovem, tem virtudes técnicas e físicas de grandes atletas. O Matheus Henrique está dentro de uma linha que gostamos muito, é um articulador, capacidade de passe muito grande, é móvel”, explicou Tite. 

A equipe tentará se recuperar depois de dois tropeços nos Estados Unidos: no último dia 6, o Brasil empatou por 2 a 2 com a Colômbia, em Miami, e no dia 11, decepcionou ao ser derrotado por 1 a 0 pelo Peru, em Los Angeles. O chefe da delegação da seleção nesta viagem não será um dirigente, como costuma ocorrer, mas um ex-jogador: Bebeto.

Os 23 convocados da seleção brasileira:

Goleiros Ederson (Manchester City) Santos (Athletico Paranaense) Weverton (Palmeiras)

Laterais Daniel Alves (São Paulo) Danilo (Juventus) Alex Sandro (Juventus) Renan Lodi (Atlético de Madri)

Zagueiros Eder Militão (Real Madrid) Marquinhos (PSG) Thiago Silva (PSG) Rodrigo Caio (Flamengo)

Meias Arthur (Barcelona) Casemiro (Real Madrid) Fabinho (Liverpool) Lucas Paquetá (Milan) Philippe Coutinho (Barcelona) Matheus Henrique (Grêmio)

Atacantes Roberto Firmino (Liverpool) Neymar (PSG) Richarlison (Everton) Everton (Grêmio) Gabriel Barbosa (Flamengo) Gabriel Jesus (Manchester City)

Fonte: veja.abril.com.br/esporte/tite-convoca-selecao-com-gabigol-rodrigo-caio-e-novatos