Segundo indicadores do PMAQ, Picos cresce no acesso à Saúde de qualidade

O município de Picos continua melhorando o acesso à saúde de qualidade, segundo aponta os dados de 2019 do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ).

O PMAQ é um programa do Ministério da Saúde que têm como objetivo Induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais. Para isso, propõe um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das Equipes de Atenção Básica (EAB).

 De acordo com a portaria de nº 874 de 10 maio de 2019 do Ministério da Saúde  Picos teve 36 equipes avaliadas e o desempenho continua crescendo em relação a avaliação do ano anterior. Entre essas 36 equipes, quinze equipes obtiveram a nota máxima, sendo uma delas a da UBS de Antenor Neiva. Foram quinze equipes com a avaliação em Muito Bom, sendo uma delas a Equipe do NASF 1 A. três  equipes obtiveram a avaliação boa e três equipes obtiveram a avaliação regular.

“O PMAQ tem como principal objetivo incentivar a gestão e as equipes de saúde a melhorarem a assistência à população. E, de acordo com a evolução que o município de Picos teve em relação às notas que obtiveram, a população picoense está sendo bem assistida graças ao bom desempenho das equipes nas ações de saúde, através do empenho e do grande incentivo do atual gestor e, além disso, temos o grande apoio do NASF junto a essas ações, os quais também tiveram um bom desempenho diante as notas do PMAQ ”, destaca Solane Alves, Coordenadora do PMAQ.

Fonte: Ascom SMS Picos

Fonte: www.piauiemfoco.com.br/municipios/segundo-indicadores-do-pmaq-picos-cresce-no-acesso-a-saude-de-qualidade