RFCC-PI inicia ações digitais da campanha Setembro Dourado

Setembro é um dos meses mais importantes para a discussão da oncologia pediátrica no Brasil com a campanha “Setembro Dourado”, idealizada pela Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIAC), e fortalecida por 54 afiliadas. Entre essas instituições que participam desse mês alusivo contra o câncer infantojuvenil, a Rede Feminina de Combate ao Câncer do Piauí (RFCC-PI) coordena localmente a campanha, que este ano acontecerá de forma online.

Diferente dos anos anteriores, com atividades presenciais em empresas e escolas; a edição de 2020 contará com um agenda de transmissões ao vivo e ações informativas nas plataformas digitais da RFCC-PI. Apesar do novo formato, as ações virtuais não perderão a essência da campanha, que é alertar sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Tânia Cardoso coordenadora do Projeto Alertar

Esse tipo de câncer hoje representa um dos grandes desafios a serem enfrentados no Brasil e em outros países desenvolvidos, sendo a primeira causa de morte, 8% do total, por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). Além desse dado alarmante, esse ano o Instituto ainda estimou 8.460 novos diagnósticos de câncer infantojuvenil, que no ano de 2018 tragicamente fez 2.565 vítimas no país.

O Setembro Dourado atua de forma informativa para mudar essas estatísticas alertando pais e responsáveis sobre os detalhes da doença que, em boa parte dos casos, passam despercebidos no dia a dia, ressaltando a relevância do diagnóstico precoce e o tratamento prévio como fatores essenciais à cura. Tânia Cardoso, coordenadora do Projeto Alertar da RFCC-PI, braço da instituição que dissemina informações para a população sobre o câncer, pontua a importância do diagnóstico na fase inicial como propulsor das chances de cura.

“Aproximadamente 80% das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. Dentro da RFCC-PI buscamos levar esse tratamento aos pacientes, além de desenvolvermos ações educativas com o intuito de impulsionar a divulgação dos principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil, deixando toda a sociedade em alerta”, destaca a voluntária.

Transmissões ao vivo nas redes sociais

Para iniciar as ações digitais do Setembro Dourado, e em comemoração ao Dia do Nutricionista, instituído em 31 de agosto, a RFCC-PI realizará uma live neste sábado (05), às 16h, no perfil do Instagram (@redefemininapi), com a nutricionista Tâmara Meirelles. A especialista discutirá os impactos das escolhas alimentares na prevenção e cuidado contra o câncer.

Em breve uma agenda completa com as transmissões ao vivo será disponibilizada nas redes sociais para a população acompanhar todas as informações sobre a campanha.

Coronavírus em Tempo Real