#PapodePandemia debate saúde mental e suicídio em tempos de coronavírus – ViDA & Ação

A cada ano cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A situação de isolamento ou distanciamento social, imposta pela pandemia do novo coronavírus, agravou a situação.Em abril, foi publicado um estudo no Journal of the American Medical Association – Psychiatry (EUA), apontando algumas consequências que podem aumentar o risco de suicídio, entre elas, estresse econômico; solidão; desconexão social; aumento da ansiedade.

Levantamento do ComunicaQueMuda (CQM) em maio deste ano mostra o crescimento de menções ao suicídio nas redes sociais, de 6,3% (2017) para 23,5% (2020). Ainda de acordo com o CQM, enquanto em 2017 as publicações estavam relacionadas ao termo “Baleia Azul”, em maio de 2020 a palavra suicídio apareceu diretamente ligada ao sentimento de solidão e ao vazio que surgiu ou ganhou mais espaço em meio à pandemia.

Para falar desse tema tão difícil e delicado, porém, tão necessário quanto nunca, ViDA & Ação traz nesta quinta-feira, 10 de setembro, Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, um live especial sobre o tema. O encontro virtual “Saúde mental e suicídio em tempos de coronavírus’ contará com a participação da psiquiatra Miriam Gorender, membro da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), e do psicólogo, e da influencer, que assume ter tentado suicídio.

Saiba mais sobre o projeto #PapodePandemia

Idealizado e apresentado pela jornalista Rosayne Macedo, o #PapodePandemia é um projetolançado em junho de 2020, por ocasião do quarto aniversário do PORTAL VIDA & AÇÃO (), criado em 2016 para tratar de temas de saúde, bem-estar, qualidade de vida e sustentabilidade.

A proposta da série de lives é promover o diálogo e o compartilhamento de informações confiáveis durante o período de enfrentamento da pandemia mundial do novo coronavírus, de uma maneira mais simples, leve e descontraída. A conversa virtual traz como convidados especialistas de diferentes áreas, contando com a participação do público por meio de mensagens em tempo real.

Quem já participou das lives

Entre os especialistas convidados para as 17 edições já realizadas, estão o ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão; a pneumologista e pesquisadora da Fiocruz Margareth Dalcolmo; o sanitarista e vice-diretor do Icist-Fiocruz, Christovam Barcelos; a epidemiologista Liz Almeida, chefe do Serviço de Vigilância do Instituto Nacional do Câncer (Inca), eo médico Cid Pitombo, coordenador do Programa Estadual de Cirurgia Bariátrica do Rio de Janeiro

Também já participaram dos encontros virtuais a ginecologista e obstetra Silvia Piza, chefe do Setor de Gravidez de Baixo Risco da Santa Casa de São Paulo; o cirurgião de cabeça e pescoço Leonardo Rangel, do Hospital Pedro Ernesto; o ortopedista Pedro Baches, cirurgião de joelho do Sírio Libanês e da Santa Casa de SP e fundador da Clínica S.OU., e o fisioterapeuta Helder Montenegro, gestor do Instituto da Coluna Vertebral (ITC). 

Participaram ainda dos nossos encontros a neuropsiquiatra Gesika Amorim; a psicanalista Renata Bento; a psicóloga e hipnóloga Miriam Pontes de Farias; o psicólogo David Osmo; o terapeuta familiar Gabriel Mori; a especialista em comunicação não-violenta Marie Bendelac; a educadora perinatal Bia Carneiro, dentre outros.

Personagens contam suas histórias de SuperAção

Além de especialistas, semanalmente o projeto traz alguns personagens, pessoas comuns que contam suas experiências de SuperAção em diferentes contextos. Jornalistas que venceram a Covid-19, como Alberto Corona e Aziz Filho, e as campeãs do Miss Cadeirante 2020, as estudantes paraplégicas Karen Aguiar e Alice Bekker, participaram das lives.

Alcoolista em recuperação e consultora em Dependência Química Luciana Lage – que assina a seção Agenda Positiva do ViDA & Ação – também foi uma das personagens de destaque. Cezar Sant´Anna, homem trans, vencedor do Festival de Cannes com um filme sobre diversidade na paternidade, também contou sua experiência numa live dedicada à paternidade LGBTI. Ingrid Jacinto, uma paciente bariátrica que chegou a pesar 125 quilos, é outra personagem entrevistada na série de lives.

As lives têm transmissão direta pelo Facebook. Em seguida, ficam disponíveis também no Youtube e posteriormente, passam a ser compartilhadas também no Instagram, pelo IGTV. Sugestões e dicas podem ser enviadas para .

Veja todas as edições do Papo de Pandemia

LIVE 1 – 5 de junho de 2020 – ESTREIA – Aniversário ViDA & Ação

LIVE 2 – 13 de junho de 2020

LIVE 3 – 20 de junho de 2020

LIVE 4 – 27 de junho de 2020

 

LIVE 5 – 4 de julho de 2020

LIVE 6 – 11 de julho de 2020

LIVE 7 – 18 de julho de 2020

LIVE 8 – 25 de julho de 2020

LIVE 9 – 01 de agosto de 2020

LIVE 10 – 05 de agosto de 2020

LIVE 11 – 08 de agosto de 2020

LIVE 12 – 15 de agosto de 2020

LIVE 13 – 19 de agosto de 2020

LIVE 14 – 22 de agosto de 2020

LIVE 15 – 25 de agosto de 2020

LIVE 16 – 27 de agosto de 2020

LIVE 17 – 02 de setembro de 2020

Fonte: www.vidaeacao.com.br/saude-mental-e-suicidio

Coronavírus em Tempo Real