Óleo Essencial de Ylang-Ylang

Óleo Essencial de Ylang Ylang

Você conhece o óleo essencial de ylang-ylang? O Ylang-Ylang (Cananga odorata) que significa “flor de flores”, é uma árvore originário do Madagascar que também se encontra na Índia, Java, Filipinas, América Central e norte da América do Sul. A essência é extraída da flor, grande e vistosa, e é muito utilizada em perfumes e cosméticos devido ao seu aroma doce e agradável. Esse óleo é muito apreciado na aromaterapia.

Propriedades do Óleo Essencial de Ylang-Ylang

O ylang-ylang é uma árvore da qual são recolhidas as suas flores amarelas, de onde se obtém o óleo essencial.

Este óleo tem propriedades anti-sépticas, hipotensoras, antiespasmódicas, antidepressivas, afrodisíacas e sedativas, que lhe conferem diversos benefícios à saúde e a beleza.

Devido às suas propriedades anti-inflamatórias, pode ajudar a acalmar condições inflamatórias da pele.

Óleo Essencial de Ylang Ylang

Utilização do Ylang-Ylang

  • É muito usado na fabricação de perfumes e cosméticos, sendo adequado tanto para peles secas como oleosas, por sua ação reguladora da secreção de sebo.
  • É antidepressivo e sedativo, podendo ser usado para ajudar pessoas que passam por dificuldades sexuais, uma vez que estas quase sempre decorrem de estresse e ansiedade.
  • Além de reduzir a pressão alta, alivia a taquicardia (batimento cardíaco muito rápido) e a hiperpnéia (respiração anormalmente acelerada).
  • Como antisséptico geral, seu valor é moderado, mas é bastante útil em infecções intestinais. Tem um efeito suavizante sobre a pele, e é muito usado em óleos de massagem facial devido ao seu aroma.
  • Possui capacidade de equilibrar os hormônios, tornando-o muito importante para o tratamento de problemas associados ao sistema reprodutor, onde é indicado como tônico para o útero e pode ser útil após uma cesariana.
  • Tem efeito tônico e estimulante sobre o couro cabeludo, favorecendo o crescimento e o aumento do volume dos cabelos.
  • A simples inalação do óleo essencial pode auxiliar no combate ao estresse, trauma emocional, como também estimular a produção de hormônios.
  • Óleo Essencial de Ylang Ylang

    Benefícios do Óleo Essencial de Ylang-Ylang

    Óleo Essencial de Ylang Ylang

    Como usar o óleo essencial?

  • Para ansiedade, estresse, depressão, insônia e palpitações: coloque umas gotinhas em um lenço de papel e respire profundamente. Pode também usar um difusor ou colocando algumas gotas em uma bacia de água quente e em seguida colocar uma toalha sobre a cabeça e inalar o vapor por uns minutos.
  • Pata tratamento da pele: Acrescente 1 gota de óleo essencial de ylang-ylang na sua máscara de argila. Separe 20 ml de seu creme hidratante e coloque 5 gotas do óleo. Misture bem e passe na pele como de costume.
  • Para tratamento dos cabelos: Separe uma colher de sopa de óleo vegetal (jojoba, coco, argan ou rícino) e coloque 3 gotas de óleo essencial de ylang-ylang. Passe no couro cabeludo e massageie bem. Deixe agir 10 minutos e lave normalmente. O óleo também pode ser acrescentado no shampoo e loções capilares.
  • Os óleos essenciais são substâncias concentradas e devem ser usados sempre diluídos. Devem ser utilizados sob a orientação de um profissional qualificado.

    Fonte: belezaesaude.com/oleo-essencial-ylang-ylang/#utm_source=blog-updates&utm_medium=email&utm_campaign=oleo-essencial-ylang-ylang