Novo post criado em 07 de Sep de 2020 as 16:52:57

Os adolescentes atravessam uma longa fase de profundas mudanças internas e externas relacionadas ao próprio corpo, à identidade, à inserção na sociedade, ao estudo e à futura trajetória profissional. Crescem as pressões individuais, da família, dos amigos e da sociedade por escolhas e performance. Não são raros casos de bullying, na escola e nas mídias sociais.

Depressão, ansiedade e outros transtornos psíquicos se tornam mais frequentes. Segundo relatório recém-divulgado pela OMS, o suicídio é a segunda causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. De 2011 a 2016, foram quase 4.900 mortes de jovens de 10 a 19 anos no Brasil. Quais são os sinais de alerta? Como prevenir e o que fazer para reduzir o sofrimento? Qual o papel dos pais, da família, da escola?

No Setembro Amarelo, mês dedicado a tratar da saúde mental e do suicídio, Ler Faz Bem destaca 10 mil voltas ao meu mundo, uma aventura que leva o leitor a pensar sobre a adolescência, as descobertas do mundo e de si mesmos, e a complexidade dos conflitos e aventuras de cada dia. O livro junta dois jovens, a escola, o esporte, as angústias da adolescência. O enredo seria bastante normal se os protagonistas não tivessem outra coisa em comum: problemas de saúde mental.

Júlia é uma exímia nadadora. Puxou o pai, o campeão brasileiro Juliano Varejão, que além de ser o maior incentivador da menina, é também seu treinador, o que o leva a tomar uma postura rígida no cotidiano da garota. Já Gustavo faz parte do time de basquete da escola, o Quinteto Fantástico

Apesar do talento para os esportes dos dois jovens, eles precisam aprender a lidar com suas emoções. Júlia tem Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) e Gustavo sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Eles se aproximam durante um Clube de Leitura e uma prova com o tema “Ansiedade: a doença do século” vai ajudá-los a descobrir seus distúrbios.

O livro escrito por Severino Rodrigues, lançado pela Editora do Brasil, conta com ilustrações de Zaire. A publicação faz parte da série Cabeça Jovem, que traz à tona os temas que afetam o cotidiano dos jovens, como relacionamentos, conflitos, ansiedade, transtornos e tecnologia.

Leia mais:

Sobre Severino Rodrigues

Severino Rodrigues é mestre em Letras pela UFPE, professor de Língua Portuguesa no IFPE e escritor de Literatura Juvenil. Sua inspiração para escrever vem de seu contato diário com os adolescentes e suas memórias. Severino considera de extrema importância abordar temas como a saúde mental dos jovens com cuidado, seriedade e respeito.

Sobre Zaire

Zaire é a fusão de um duo de ilustradores que encontraram, a quatro mãos, uma maneira distinta de traduzir e desenvolver suas criações. Ilustrar o 10 mil voltas ao meu mundo foi um desafio, já que além de tratar de temas tão incompreendidos entre os jovens e adultos, os levou a relembrar como é difícil essa fase de escolhas nas nossas vidas e como, para algumas pessoas, essas questões podem se agravar se não houver conhecimento, compreensão e diálogo.

Ficha Técnica

imagem07-09-2020-16-09-58
imagem07-09-2020-16-09-58

10 mil voltas ao meu mundoAutor: Severino RodriguesIlustração: ZaireNúmero de páginas: 136Preço: R$ 54,20

Fonte: www.vidaeacao.com.br/adolescencia-transtornada-como-eles-encaram-seus-proprios-problemas-mentais

Coronavírus em Tempo Real