Luto abre série de podcasts da Fiocruz sobre saúde mental e Covid-19 – ViDA & Ação

Na semana em que o Brasil registrou mais de 126 mil mortes pelo novo coronavírus, o luto é o tema de estreia do Psicocast, uma série de podcasts sobre saúde mental, atenção psicossocial e a Covid-19, lançada pela Fiocruz. São diversos episódios divulgados diariamente com assuntos vivenciados no dia a dia de profissionais da saúde com as equipes, pacientes e em diferentes espaços.

O material responde ainda às dúvidas dos alunos do curso Saúde Mental e Atenção Psicossocial na Covid-19, que teve mais de 70 mil profissionais inscritos, de todas as regiões do país. A capacitação, dividida em 17 módulos, abordou prevenção ao suicídio na pandemia, assistência social, cuidados às populações em vulnerabilidade, recomendações a gestores e psicólogos, violência doméstica e familiar, entre outros.

Perguntas que surgiram durante os módulos foram respondidas no fórum do curso e em lives; várias foram selecionadas para o podcast, pela urgência e relevância do tema. As respostas em saúde apresentadas no Psicocast são de pesquisadores voluntários e professores dos módulos, que têm trabalhado na produção de evidências e conteúdos que auxiliem quem está na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus.

O projeto foi lançado pela  Fiocruz Brasília e o Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres (Cepedes). Voltado especialmente aos  trabalhadores da saúde, o Psicocast pode ser ouvido a qualquer hora e em qualquer lugar, e conta com a participação de pesquisadores e docentes, além de trazer referências técnicas em temas da área. Os áudios estão disponíveis nas plataformas digitais. Para ouvir, acesse o  ou o .

Fonte: www.vidaeacao.com.br/luto-podcast-fiocruz

Coronavírus em Tempo Real