Comece o ano com uma boa alimentação | Vitao

É claro que cuidar da saúde é um hábito que deve ser mantido todos os dias, durante toda a vida. Porém, se existe um momento em que há uma maior força de vontade de voltar as atenções para este cuidado, essa hora é agora, no início de um novo ano. Pensando nisso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar na hora de ter uma alimentação de começo de ano mais saudável, equilibrada e nutritiva.

Confira, inspire-se e prepare-se para começar este novo ciclo com hábitos alimentares melhores. Seu organismo agradece!

A máxima “desembrulhe menos e descasque mais” pode fazer toda a diferença na hora de ter uma boa alimentação de começo de ano. Você pode substituir snacks pouco saudáveis e altamente industrializados por tâmaras, damascos, oleaginosas variadas, verduras já cortadas, demais frutas, e muito mais.

Assim, quando bater a fome ao longo do dia, ao invés de você “beliscar” alimentos gordurosos e ultraprocessados, você estará consumindo snacks saudáveis, que matam a fome, são nutritivos e, também, práticos.

Se estiver sem criatividade e/ou precisando de inspiração, você pode conferir boas sugestões de lanches saudáveis, rápidos e práticos para acrescentar na sua rotina.

Para uma vida mais saudável e equilibrada durante o ano todo também é importante diminuir o consumo excessivo de sal e de alimentos gordurosos, como frituras. O lado bom é que existem formas práticas de substituir estes alimentos por opções mais saudáveis e igualmente saborosas.

Para minimizar o consumo de sal, uma boa dica é apostar em temperos naturais – como ervas variadas e hortaliças – na hora de fazer as refeições Também, você pode criar o hábito de retirar o saleiro da mesa na hora de comer.

Tratando-se dos alimentos mais gordurosos, como as frituras, a dica é, se possível, buscar por versões menos danosas à saúde. Por exemplo:

Esses são hábitos que podem te acompanhar diariamente, seja em casa ou no trabalho, para cozinhar ou para comer em restaurantes.

Lembre-se de fazer boas escolhas para manter sua vida mais equilibrada e saudável.

Parece clichê, mas é impossível falar de manter uma alimentação saudável e não citar o consumo de água para manter-se sempre hidratado.

Em média, busque consumir um litro de água pela manhã e um litro na parte da tarde. Para isso, mantenha sempre uma garrafa à sua disposição, seja em casa ou no trabalho. Se necessário, coloque alarmes no seu celular que despertam de hora em hora te lembrando de beber água.

Começar o dia com um café da manhã nutritivo é uma excelente forma de adquirir energia para enfrentar a rotina diária.

Além de ser um hábito que pode tornar o começo do seu dia mais gostoso, o café da manhã é a refeição que quebra o jejum e ajuda a despertar o organismo.

Mas como ter um café da manhã completo, nutritivo, saudável e prazeroso? Algumas boas dicas são:

– Incluir uma porção de frutas da sua preferência;

– Ter uma opção de proteína, como leite, queijos, iogurte, ovo;

– Também, acrescentar uma opção de carboidratos, de preferência integrais, como pães, aveia, granola, entre outros.

Se ainda estiver precisando de mais ideias, na loja da Vitao você encontra diversas opções de alimentos que podem complementar o seu café da manhã e deixá-lo mais prático, saudável e saboroso.

Ter um prato colorido, com ao menos cinco cores, além de ser saudável e nutritivo, também é algo que ajuda a explorar a sua criatividade e tornar a sua rotina mais equilibrada e divertida.

Você já deve ter ouvido falar que existem pratos que nós “comemos com os olhos”, certo? E isso não é dito à toa. O momento de se alimentar vai muito além de apenas consumir insumos para gerar energia ao nosso corpo.

imagem20-01-2021-23-01-18
imagem20-01-2021-23-01-18

Por isso, se você está em busca de mudar os seus hábitos neste novo ciclo, este pode ser um ótimo momento para você se dedicar a conhecer novos sabores, experimentar novas receitas, buscar inspirações e muito mais.

É claro que o ideal é sempre buscar por opções mais nutritivas e saudáveis nas suas refeições. Porém, restringir completamente algum alimento que você gosta muito pode gerar frustração, ansiedade e até mesmo um maior desejo pelo consumo desse insumo.

Por isso, para começar o ano com uma boa alimentação e conseguir mantê-la por um tempo indeterminado, busque sempre pelo equilíbrio. Lembre-se de que a flexibilidade na alimentação é importante para que os hábitos saudáveis sejam mantidos a longo prazo.

Neste cenário, o ideal é permitir-se consumir os alimentos que “fujam” da rotina tendo uma boa orientação profissional e boa consciência alimentar. Assim, não há restrição, proibição ou sofrimento na hora de alimentar-se de forma equilibrada.

A chave para o sucesso, em qualquer área da vida, é a consistência. E, tratando-se de uma alimentação saudável e equilibrada, não poderia ser diferente. Por isso, tenha em mente que “sair da linha” poucas vezes não irá acabar com todo o seu processo.

Não deixe que pequenos deslizes tirem o seu foco de manter hábitos mais positivos para a saúde.

Para manter-se saudável é fundamental compreender as mudanças na sua alimentação e demais hábitos como algo que veio para ficar. Ou seja, não encarar como uma dieta que tem início, meio e fim.

É claro que existem diferentes fases na alimentação. E, neste cenário, é muito importante ter um acompanhamento profissional por perto, seja de um nutricionista ou um médico especializado.

Assim, com um bom acompanhamento profissional, objetivos claros e novos hábitos na sua rotina, será muito mais fácil para você manter a sua “alimentação de começo de ano” durante os 365 dias (e muitos mais!) que estão vindo pela frente.

Fonte: ser.vitao.com.br/comece-ano-com-uma-boa-alimentacao