ANS aprova cobertura integral do tratamento de autistas – ViDA & Ação

Vitória contra o Rol Taxativo da Agência Nacional de Saúde (ANS), aprovado recentemente no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Após recomendação do Ministério Público Federal (MPF), que ouviu o apelo de milhares de pais e mães que sofrem com essa condição no país, a ANS decidiu obrigar os planos de saúde a oferecer tratamento integral a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A decisão passa a valer já a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho, para qualquer procedimento, método ou técnica indicada pelo médico do autista.

Em seu Instagram, o apresentador Marcos Mion, que é pai de um adolescente com autismo e um dos principais ativistas do movimento no país, comemorou a decisão como mais uma vitória da comunidade autista. Filho de Mion, Romeo, de 17 anos, dá nome à lei que criou no Senado Federal, em 2019, a Carteira Nacional de Identificação do Autista. Confira abaixo o depoimento de Marcos Mion:

“FINALMENTE UMA BOA NOTÍCIA PARA COMPARTILHAR! 🙏🏼ME AJUDEM A PASSAR ADIANTE!

Cada pequena vitória da comunidade autista precisa ser comemorada, ainda mais quando vai contra esse absurdo que é o rol taxativo. Afinal, são vitórias que valem vidas!

Na última quinta-feira (23/06) a ANS aprovou com unanimidade que os procedimentos, métodos e técnicas indicadas pelo médico do autista devem ter cobertura obrigatória e integral pelos planos de saúde. Decisão que vale a partir do dia 1º de julho também para pessoas diagnosticadas com qualquer transtorno que se enquadre como transtorno global do desenvolvimento.

. Parabéns ao @mpf_oficial por nos ouvir e fazer a recomendação para que essa determinação acontecesse, dando um pouco de sossego para as milhões de famílias de autistas que estavam desesperadas desde a votação. Obrigado a todos deputados que entraram com projetos de lei para derrubar esse absurdo. E parabéns à toda comunidade autista que se uniu e não aceitou calada!

Mas atenção, os danos do rol taxativo seguem para os demais usuários dos planos de saúde, então a luta pelo retorno ao rol exemplificativo não pode parar! #roltaxativomata #autismo #autismo’

Rol taxativo: APM cria 0800 para queixas de pacientes sobre planos de saúde
Rol taxativo: Fenasaúde diz que 3.300 itens não deixarão de ser cobertos
Rol taxativo da ANS prejudica clientes e vai aumentar judicialização
Rol taxativo da ANS: mães apelam para não interrupção de tratamentos
Abril Azul: mitos e verdades sobre o autismo

Fonte: www.vidaeacao.com.br/ans-aprova-cobertura-integral-do-tratamento-de-autistas