5 dicas para evitar o chamado 'efeito-dominó' e não engordar de novo – ViDA & Ação

Sua dedicação em relação aos exercícios e à saúde variam dependendo da época do ano? Saiba que você não está sozinho. Mesmo os entusiastas da malhação podem precisar se esforçar para manter uma composição corporal e um nível de treino saudáveis.

Mudanças no clima e uma maior demanda nos compromissos familiares e profissionais são geralmente as principais causas que levam as pessoas a se desviarem de um estilo de vida ativo e saudável. Para evitar que isso aconteça e se manter ativo, o melhor a se fazer é evitar o chamado “efeito dominó”, quando descuidos com a nutrição acabam impactando nos exercícios e vice-versa.

Afinal de contas, um afeta o outro e é esse equilíbrio que precisamos aprender a dominar. É que desviar de um plano de nutrição pode diminuir sua motivação para se exercitar. E faltar às atividades regulares pode deixar você com preguiça e levar ao consumo de açúcar para compensar a falta de energia”, afirma Samantha Clayton, diretora sênior global de Treinamentos de Nutrição da Herbalife Nutrition.

Ela lembra que comer mais e se exercitar pouco pode alterar a composição corporal e fazer você ganhar peso rapidamente. É um círculo vicioso difícil de corrigir. Para não cair nesta cilada, preciso seguir uma rotina consistente com alimentação saudável e exercícios para ajudar você a manter sua melhor forma durante o ano todo”, ressalta.

Confira 5 dicas da especialista:

  • Organize-se
  • Os dias da semana no escritório ou os cuidados com um membro da família podem ser caóticos, então, planeje acordar cedo para se exercitar e elimine esta tarefa do resto do dia. As chances de que os compromissos na hora do almoço e depois do trabalho interfiram na sua hora de exercícios são sempre maiores. Evite isso acordando cedo durante a semana. Leva apenas alguns dias para o corpo se ajustar à nova programação, depois disso, encha-se de energia.

    2. Entre na linha imediatamente

    Evite o efeito dominó fazendo escolhas saudáveis ​​diariamente e mantendo-se ativo, mesmo com uma agenda agitada. E quando a vida realmente atrapalhar sua rotina de saúde, volte ao foco no dia seguinte para que um dia não se torne um mês de preguiça.

    3. Mantenha-se ativo

    Quando nosso corpo está em atividade, nos sentimos bem e tendemos a escolher opções mais saudáveis na alimentação. Se acha difícil se exercitar em uma esteira, a última coisa que você precisa é arruinar sua sessão de malhação com muitas sobremesas. E, quando estiver se esforçando para ser consistente no seu plano de alimentação saudável, inclua algumas rotinas extras de exercícios para ajudar a iniciar a dieta.

    4. Deixe mais divertido

    Pratique exercícios em um local interessante, experimentando novos equipamentos e movimentos. Mesmo nos dias frios dá para você se exercitar ao ar livre, apenas use roupas adequadas.

    5. Seja firme no seu compromisso

    É muito fácil deixar de lado uma rotina ativa e saudável. E, depois que você parar, pode ser difícil recomeçar. É por isso que permanecer ativo o ano todo pode ser a melhor maneira de garantir que seu plano de nutrição e exercícios siga no caminho certo. Use um calendário diário para maximizar seu tempo e dedique, no mínimo, 30 minutos por dia aos esportes. Ter um dia de descanso também é importante. Mas, se esta folga for uma brecha para tomar decisões prejudiciais, procure se manter ativo, com um passeio ou praticando exercícios leves.

    Não entre no ciclo de descanso e hibernação durante o inverno ou no calor do verão. Em vez disso, faça o que for melhor para o corpo e mantenha uma rotina consistente. Para se manter em forma, é preciso encontrar maneiras de permanecer ativo o ano todo. E fazer escolhas saudáveis ​​todos os dias é o fator mais importante.

    Fonte: www.vidaeacao.com.br/5-dicas-para-evitar-o-chamado-efeito-domino

    Coronavírus em Tempo Real