Rua de Lazer: arte, cultura e esportes tomam conta do bairro Marquês neste domingo (16)

imagem10-06-2019-23-06-47Galvão Júnior

Galvão Júnior é um nome sempre mencionado nas rodas quando se fala em arte e cultura em Teresina. Isso pela sua história na música autoral, estando por trás de grandes composições, gravadas por bandas como Narguilé Hidromecânico; e por projetos culturais que constrói, como o bloco carnavalesco Lisossomos e o sebo de vinil Vapor Barato. Além disso, o agitador cultural pertence a família Galvão (quem nunca ouviu falar no Quintal dos Galvão?), que tem contribuição inegável para o cenário local. Galvão Júnior resolveu inventar mais: para comemorar seu aniversário, vai realizar, neste domingo (16), uma Rua de Lazer na zona Norte da capital.

Segundo o poeta e produtor cultural Kilito Trindade, as “ruas de lazer” eram realizadas com frequência em Teresina nos anos 80 e 90. “Rolava muito. Na casa dos Galvão mesmo, sempre faziam em um feriado. Tomavam a rua, tinha esporte, música e outras coisas mais”, lembra.

De acordo com Galvão, a programação do evento é diversificada, iniciando ainda pela manhã, às 10h, com feirinha de economia popular. Na parte da tarde, poesia e música até o findar do dia. Kilito Trindade, Lucas Rolim, Assis Bezerra, Danilo Rudah, Duda Di e Eita Piula, Flemeds Salazar e Nildo Viana são alguns dos nomes que vão marcar presença. Também não vai faltar discotecagem de reggae.

Galvão ressalta a importância da atividade para a cidade e também seu caráter político, pela educação e cultura. “É uma iniciativa que busca valorizar o espaço público e a economia. Nossa ideia é fazer com certa periodicidade, e, depois dos últimos acontecimentos, nesse domingo também será um ato pedindo por ‘Lula Livre’”, finaliza.

A concentração das atividades será na residência dos Galvão, na rua Jônatas Batista, número 2085, bairro Marquês.

Fonte: entrecultura.com.br/2019/06/10/rua-de-lazer-arte-cultura-e-esportes-tomam-conta-do-bairro-marques-neste-domingo-16