Rafael Lopes e a paixão pela dança

O dançarino e coreógrafo Rafael Lopes é natural de Teresina, construiu sua carreira na dança por insistência e vontade de dançar. Já participou de apresentações em diversos estados brasileiros, onde também ministrou oficinas de dança. Idealizou e participou da Cia BODYMOVE e do grupo Xtreme atualmente, especializado em apresentações de eventos. Rafael Lopes é pura espontaneidade e mesmo tendo o conhecimento de alguns estilos de dança aprendidos em aulas e cursos, ele decidiu mesclar todas as suas influências e dançar o seu próprio jeito. O artista já participou do reality show “Casa de Verão Mundoposto” e conquistou o primeiro lugar.

Rafael Lopes – Foto José Ailson Nascimento (29)Rafael Lopes – Foto José Ailson Nascimento

“A dança pra mim hoje é amor e cura, pois vai além do prazer.” Rafael Lopes

Nome Completo: Rafael Lopes de Morais

Descrição: Dançarino e coreógrafo

Data de Nascimento: 10/07/1995

Local de Nascimento: Teresina

Escrito por: Alisson Carvalho Revisado por: Paulo Narley

Rafael Lopes – Foto (18)

O despertar para a dança

Rafael Lopes passou a infância visitando a cidade Simplício Mendes, município piauiense que é a cidade natal do pai. Entre essas idas e vindas, ele assistia às apresentações de dança dos seus primos que imitavam outros dançarinos e grupos de dança como o Grupo NSYNC. Nesse Período, Rafael Lopes tinha aproximadamente sete anos de idade e começou a ser influenciado pelo talento dos parentes e por ver a semelhança com os artistas que ele só via pela televisão e considerava algo inalcançável. “Ver eles dançando como os caras da TV era como atingir algo inatingível, um sonho mesmo, afinal, na cabeça de uma criança, aqueles artistas eram inalcançáveis”, diz Rafael Lopes.

Rafael Lopes – Foto (16)

As primeiras experiências com a dança

Depois das experimentações e de perceber que a sua aptidão estava fincada na dança, Rafael Lopes criou, em parceria com os dançarinos Talita Nunes e Guilherme Melo, a Cia Bodymove, que tinha como objetivo produzir vídeos para o YouTube. E Rafael assumiu a função de coreógrafo, organizador e diretor do grupo, foi quando começou a entender mais sobre as funções administrativas de um grupo e criar conexões para agendar as apresentações. Após a experiência, Rafael Lopes inicia carreira solo e começa a postar vídeos de dança nas suas redes sociais até que uma das suas postagens acaba viralizando. A partir desse evento, Rafael Lopes descreve como tudo começou a ganhar outras proporções.

Rafael Lopes – Foto (3)

A criação precede a técnica

Rafael Lopes é um exemplo de como ser obstinado é importante, ele correu atrás do sonho de dançar independentemente das condições encontradas no cenário artístico. O dançarino chegou a fazer aulas de forró, mas sua base principal da dança é autodidata. Correndo contra a corrente, ele não segue a trajetória que grande parte dos bailarinos seguem, começa a investigar e pesquisar sobre a dança de forma espontânea e sem um tutor fixo. Dessa forma, aprende a manipular os movimentos e começa a se destacar, cria uma própria metodologia de treino e, depois de consolidar todos esses conhecimentos, Rafael Lopes começa a exportar o seu conhecimento, tornando-se um professor para outras pessoas. Para o artista, o mais importante é mostrar que a dança é uma expressão acessível a todos, sem restrições, é uma necessidade de se expressar.

“A minha vida é dança.” Rafael Lopes

Rafael Lopes – Foto (9)

A profissionalização do artista

Para Rafael Lopes, o impacto de participar de eventos fora de Teresina foi essencial para entender a seriedade da sua própria arte, pois o diálogo e intercâmbio fez com que o artista se deparasse com diferentes níveis e propostas. Além disso, das influências adquiridas nas diversas viagens, o artista se tornou pai aos vinte e três anos de idade, dessa forma sua performance no cenário artístico ganha um outro sentido, pois a partir disso ele conta que começou a pensar não somente nele, mas na filha. Dessa forma, Rafael Lopes passa a investir cada vez mais na sua profissionalização estudando o mercado ao qual faz parte. “Todo artista tem que ter um espírito empreendedor, pois existe espaço para todo mundo e saber o valor que tem a sua arte”, frisa Rafael. Com essa perspectiva o coreógrafo sempre utilizou o potencial das redes sociais e todas as ferramentas disponíveis para divulgar o seu trabalho. Um dos vídeos produzidos pelo coreógrafo com o dançarino Guilherme Melo foi repostado em uma página @tocahit e a partir desse momento o artista começou a fazer sucesso no Instagram.

Rafael Lopes – Foto (5)

A dança que transforma

Para Rafael Lopes a dança é uma forma de vencer qualquer obstáculo, é a sua fuga dos momentos de crise, é uma paixão e também a sua profissão. E toda a sua criação, inspiração e ânimo criativo vem dos laços fraternos, Rafael comenta que a sua maior motivação para dançar e produzir é a sua filha, Lua Nogueira. Rafael comenta eu o seu estilo é uma bricolagem de tudo que ele vivenciou ao longo da sua vida, todas as suas referências foram condensadas no seu modo de ser e pensar de tal forma que a própria definição da dança para Rafael não tem tanto sentido. O dançarino afirma que o objetivo principal da sua dança é que ela seja um elemento inspirador e motivador na vida das pessoas, pois para ele a dança é acessível à todos e não existe forma certa, o que existe são maneiras diferentes de dançar. A dança aproxima Rafael Lopes das pessoas e ajuda a reconectar quem está desconectado de todos, sua presença nas redes sociais atualmente é referência para pessoas dos lugares mais longínquos, para artistas de diferentes áreas e idades. “Você tem que fazer o que gosta, tem que fazer por amor.”

Rafael Lopes – Foto José Ailson Nascimento (36)Rafael Lopes – Foto José Ailson Nascimento

Abrindo caminhos

Rafael Lopes participa de uma geração que abriu caminhos e portas para outros dançarinos, sempre consciente do seu papel no mundo o artista não mede esforços para demonstrar a importância que tem por trás de cada pessoa que dança. Além de assumir o seu papel como artista da dança, Rafael Lopes é uma referência na sua área, no seu estilo de dança. O espaço conquistado pelo artista é apenas o começo de uma carreira longa e que segundo Rafael irá para outros cantos, pois o seu maior desejo é levar a sua arte para outros lugares e que já acontece, mas de maneira tímida. Rafael é puro movimento, nunca está satisfeito e faz da sua dedicação umas das suas principais características.

Contatos

Instagram.com/rafaellopes

Youtube.com/Rafaellopes

Vimeo: RafaelLopesMendes

Fotos

Vídeo

Outras fontes

https://cidadeverde.com/blogteresinaontemehoje/100248/grupo-mostra-danca-de-hoje-e-tem-mais-de-20-milhoes-de-views-nas-redes-sociais

https://www.portalaz.com.br/noticia/entretenimento/5627/coreografo-rafael-lopes-vence-a-primeira-edicao-da-casa-de-verao-mundoposto

Última atualização: 14/10/2019

 

Caso queria sugerir alguma edição ou correção, envie e-mail para [email protected].

Fonte: www.geleiatotal.com.br/2019/10/22/rafael-lopes