Programa oferece desconto em tarifa de energia no Piauí

A Equatorial está fornecendo inscrições par ao benefício criado pelo Governo Federal denominado Tarifa Social de Energia Elétrica. O programa assiste famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa de cada casa, podendo chegar a um desconto de até 65 % no total da fatura de energia elétrica.

De acordo com a fornecedora, mais de 377 mil famílias atendem a todos os critérios exigidos pelo programa, porém ainda não são contempladas com o benefício por não terem realizado o cadastro junto à empresa ou pela falta de atualização de dados nos Centros de Referência e Assistência Sociais. Teresina lidera entre a cidades do Piauí que possuem maior potencial para cadastros na Tarifa Social com 45.494 pessoas, seguido de Parnaíba (8.498) e Picos (7.164). Esse número representa tanto as pessoas que estão nos parâmetros e ainda não regularizaram para serem assistidas quanto as que desconhecem a existência do benefício.

Atualmente, estão cadastradas 312 mil famílias em todo o Piauí, recebendo descontos, variando de acordo com a faixa de consumo. A Equatorial ressalta que estas pessoas precisam estar atentas para atualizarem a cada dois anos o seu cadastro nos Centros de Referência em Assistência Social dos Municípios, como explica a gerente comercial da empresa, Juliana Duarte. “Vamos facilitar o acesso e garantir agilidade à inscrição das pessoas que têm direito a essa tarifa social. É um benefício que existe, mas que não está sendo utilizado como um todo. O desconto mensal pode chegar até 65%, dependendo do uso mensal de cada família e nós estamos trabalhando todo dia para que mais pessoas tenham esse benefício’’, destaca.

Critérios

Os critérios fundamentais para ter direito ao benefício são: a família deve estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal, ter renda mensal inferior ou equivalente à um salário mínimo. Para se cadastrar o solicitante deve comparecer à um posto da Equatorial Piauí com seu número de inscrição social, carteira de identidade, CPF e conta de energia.

Fonte: www.viagora.com.br/noticias/programa-oferece-desconto-em-tarifa-de-energia-no-piaui-76499.html