PT, PSDB, MDB, PDT e outros sete partidos pedem ao TSE que exija explicações de Bolsonaro

Foto: Dida Sampaio/Estadão/Arquivo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 31 de julho de 2021 | 14:00 brasil

Onze partidos protocolaram neste sábado (31) um requerimento para que o corregedor-geral eleitoral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Felipe Salomão, interpele Jair Bolsonaro.

Eles querem que o presidente da República preste esclarecimentos sobre as acusações que fez em uma live contra as urnas eleitorais.

Assinam o requerimento os partidos Solidariedade, MDB, PT, PDT, PSDB, PSOL, REDE, Cidadania, PV, PSTU e PCdoB.

Apesar de repetir diversas vezes que não tinha prova alguma do que falava, Bolsonaro mostrou na live vídeos e convidou um suposto programador para fazer uma simulação de fraude no sistema eletrônico de votação.

Várias das suspeitas exibidas nos vídeos apresentados pelo presidente já formam investigadas tanto pelo TSE quanto pela Polícia Federal e pela imprensa e são comprovadamente falsas.

Ele divulgou também informações que não correspondem à realidade, como a de que apenas três países no mundo todo adotam urnas eletrônicas para as eleições sem confirmação do voto impresso.

O presidente usou órgãos públicos para propalar suas suspeitas e chegou a convocar o ministro da Justiça, Anderson Torres, para tentar dar credibilidade às afirmações que fez.

Os partidos querem que Bolsonaro apresente eventuais documentos e provas ” de suas ilações promovidas durante sua transmissão nas redes sociais que acusam o sistema eleitoral brasileiro de irregularidades”.

Na petição, as legendas afirmam que, além de não comprovar qualquer fraude, Bolsonaro atacou outras instituições, “lançando acusações a autoridades públicas, antecipando debate eleitoral e utilizando-se de estrutura pública para palanque político”.

Mônica Bergamo/Folhapress Voltar para a página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2021/07/pt-psdb-mdb-pdt-e-outros-sete-partidos-pedem-ao-tse-que-exija-explicacoes-de-bolsonaro