Datafolha presidencial: Lula tem 47% e Bolsonaro, 33%

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira, 22, sua quinta pesquisa eleitoral com números da disputa pela Presidência da República. O levantamento mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aumentou numericamente sua vantagem sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação à pesquisa anterior, divulgada no último dia 15 de setembro.

Segundo o Datafolha, Lula tem 47% das intenções de voto (tinha 45% há uma semana), enquanto Bolsonaro aparece com 33% (tinha os mesmos 33%). Com a evolução nesta pesquisa, segundo o instituto de pesquisas, Lula voltou ao patamar de 50% dos votos válidos — para ser eleito em primeiro turno, são necessários 50% mais um voto. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Abaixo dos dois primeiros colocados aparecem Ciro Gomes (PDT), que passou de 8% para 7%; Simone Tebet (MDB), que se manteve com 5%; e Soraya Thronicke (União Brasil), que oscilou de 2% para 1%.

Felipe d’Ávila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Vera (PSTU), Léo Péricles (UP), Constituinte Eymael (DC) e Padre Kelmon (PTB) não pontuaram. Eleitores que responderam votar em branco ou nulo somam 4% (eram 4%) e os que não souberam responder são 2% (eram 2%).

Esta pesquisa do Datafolha está registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04180/2022. O levantamento entrevistou 6.754 pessoas em 343 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro.

Segundo turno

O Datafolha também traz números para uma possível disputa de segundo turno entre Lula e Bolsonaro.

No embate direto, o ex-presidente tem 54% da preferência e o presidente, 38%. Brancos e nulos somam 7% e os que não souberam responder são 2%. O cenário permaneceu exatamente igual ao do levantamento da semana passada.

Continua após a publicidade

Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/datafolha-presidencial-lula-tem-47-e-bolsonaro-33/