Datafolha: Kalil diminui em oito pontos a distância para Zema em MG

O Datafolha divulgou nesta quinta-feira, 22, novos números para a disputa pelo governo de Minas Gerais, a dez dias do primeiro turno. O levantamento mostra que o atual governador, Romeu Zema (Novo), continua na frente, com 48% das intenções de voto. O seu principal adversário, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), tem 28%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.

O novo cenário representa uma boa notícia para Kalil, que diminuiu sua distância de 28 para 20 pontos em comparação com a última pesquisa do mesmo instituto, do dia 15 de setembro. Há uma semana, Zema tinha 53% contra 25% de Kalil. Se comparar com os números de três semanas atrás, a vantagem do governador caiu dez pontos percentuais.

Em seguida vem o senador Carlos Viana (PL), que continua nos 4%. Viana tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL), enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apoia Kalil. Demais candidatos não passam de 1%, e são 8% de brancos e nulos (eram 7% na pesquisa anterior) e 9% de indecisos, dois pontos percentuais acima da última pesquisa.

Também foi feita uma simulação de segundo turno entre Zema e Kalil. Nesse caso, o governador venceria por 55% a 36% — era 60% a 33% no último levantamento, o que significa outro avanço do ex-prefeito.

A pesquisa foi feita por meio de entrevistas presenciais com 1.512 eleitores entre os dias 20 e 22 de setembro e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº MG-08517/2022.

Continua após a publicidade

Fonte: https://veja.abril.com.br/coluna/maquiavel/datafolha-kalil-diminui-em-oito-pontos-a-distancia-para-zema-em-mg/