Nova função do Instagram lembra TikTok, concorrente chinês

O Instagram anunciou nesta terça-feira, 12, Cenas, uma nova ferramenta integrada aos Stories. A função, em fase de teste e disponibilizada por enquanto apenas no Brasil, permite usar opções criativas para vídeo como música, controle de velocidade, temporizador e a ferramenta fantasma (que cria transições de cenas com o mesmo personagem em diferentes lugares). Parece familiar? O aplicativo chinês TikTok, que já tem mais de 1 bilhão de usuários, disponibiliza recursos similares.

O lançamento foi antecipado pelo cantor Luan Santana e alguns influencers que testaram a ferramenta, e apresentada pelo diretor de design de produto Ian Silber, no Instagram Brazil Summit 2019, em São Paulo. “Nós achamos que Cenas é uma forma divertida de compartilhar seus momentos com seus amigos”, disse Silber, em sessão que não foi aberta a perguntas para jornalistas. Questionado por VEJA se a nova ferramenta não deixaria a experiência do usuário mais complexa, o diretor de design de produto afirmou que “é apenas uma opção a mais, não vemos como um problema”.

Fui convidado para testar e ser uma das primeiras pessoas a usar a nova ferramenta "CENAS", que em breve estará disponível pra todo mundo por aqui. Daí juntamos eu, @gillette_brasil e @leticiafgomes e saiu essa minha transformação no meu ídolo Elvis Presley. Curtiram!? Tô curioso pra ver o que vocês vão fazer com essa nova ferramenta por aí! #VocêNoControle #NOVOMach3 #LuanNoControle

A post shared by Luan Santana (@luansantana) on Nov 12, 2019 at 5:51am PST

 

A empresa reforçou que a nova função surgiu para atender às demandas de sua comunidade de usuários, tentando ampliar a oferta de opções para edição com música. A novidade está disponível para celulares Android. Ainda não há previsão de lançamento para iOS.

Relembrar é viver: a ferramenta Stories surgiu para amealhar o público (e antecipar a compra) do aplicativo Snapchat. O anúncio pode ser considerado indício de que a chinesa TikTok também está na mira do Facebook.

Fonte: veja.abril.com.br/tecnologia/nova-funcao-do-instagram-lembra-tiktok-concorrente-chines