Turquia acusada de abater avião arménio

É mais um degrau na escalada da tensão entre Azerbaijão e Arménia: Erevan acusa a Turquia, aliada das forças azeris, de abater um avião militar arménio, provocando a morte do piloto. Ancara nega em absoluto o sucedido. Poucas horas antes tinha sido o Azerbaijão a denunciar um ataque na região de Dashkesan.

Os apelos para um cessar-fogo no Nagorno-Karabakh têm-se repetido um pouco pelo mundo inteiro, até porque se receia que tudo tenha como desfecho um conflito regional.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, de visita a Creta, declarou que, tal como o homólogo grego, considera que “ambos os lados têm de por cobro às hostilidades e trabalhar com o Grupo de Minsk para regressar à mesa de negociações”.

Nas duas partes, há uma corrida a apoios e ao recrutamento. Desde domingo que os confrontos se reacenderam junto ao Nagorno-Karabakh, um enclave que nos anos 90 foi alvo de um feroz braço de ferro territorial. A Rússia, a França e os Estados Unidos encabeçam o chamado Grupo de Minsk, criado na altura para encontrar uma solução pacífica para o conflito.

Fonte: pt.euronews.com/2020/09/29/turquia-acusada-de-abater-aviao-armenio

Coronavírus em Tempo Real