Pelo menos 25 soldados ficam feridos em confrontos no Kosovo
Manifestantes sérvios entraram em confronto violento com soldados da Força do Kosovo (KFOR) na segunda-feira (29) em Zvecan. Manifestantes sérvios e forças da Otan entram em confronto
Manifestantes sérvios entraram em confronto violento com soldados da Força do Kosovo (KFOR) na segunda-feira (29) em Zvecan. Pelo menos 25 soldados da força de paz internacional, que é liderada pela Otan, ficaram feridos.
Os sérvios também entraram em confronto com a polícia em Zvecan e pintaram veículos da Otan com spray com a letra “Z”, referindo-se a um sinal russo usado na guerra na Ucrânia.
A situação tensa em Kosovo se desenvolveu depois que prefeitos de etnia albanesa assumiram o cargo na área de maioria sérvia do norte de Kosovo, após eleições boicotadas pelos sérvios.
Os sérvios exigem que o governo de Kosovo remova os prefeitos de etnia albanesa das prefeituras e permita que as administrações locais financiadas por Belgrado retomem seu trabalho.
Os confrontos levaram o presidente sérvio Aleksandar Vucic na sexta-feira a colocar o exército em alerta total de combate e ordenar que as unidades militares se aproximassem da fronteira.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2023/05/30/pelo-menos-25-soldados-ficam-feridos-em-confrontos-no-kosovo.ghtml