Missão "Marte 2020" descolou com êxito

Está já a caminho de Marte, o robô “Perseverance“, da agência espacial norte americana (NASA). Esta missão faz parte da operação “Marte 2020” e tem por objetivo descobrir sinais de vida marciana.

O lançamento do foguetão Atlas 541, da ULA, decorreu sem problemas no centro espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, na Florida.

Uma hora depois, a nave que transporta o robô, avaliada em quase €3 mil milhões, separou-se da derradeira parte do foguetão.

Alguns problemas técnicos provocados pela diferença de temperatura entre o interior da nave e o exterior, na sombra da Terra, fizeram os sistemas de navegação entrar em modo de segurança, desligando tudo exceto o essencial.

A equipa de técnicos da NASA que a acompanha a missão “Marte 2020” do robô “Perseverance” confirmou que a nave está “saudável” e em rota para o planeta vermelho.

Ao longo de mais de seis meses, a viagem irá percorrer cerca de 480 milhões de quilómetros para lá da “última fronteira”.

O pouso em Marte está previsto para 18 de fevereiro, na cratera Jezero.

A missão do “Perseverance” é descobrir sinais de vida no planeta vermelho, em particular num tipo especial de rochas conhecidas por preservar sinais de vida por muito tempo.

O robô geólogo vai ainda recolher rochas e amostras do solo ao longo de um ano marciano, o equivalente a 687 dias ou quase dois anos terrestres.

Sempre estivemos interessados em Marte porque é o mais parecido com a Terra que conhecemos.É um planeta um pouco diferente hoje (do que foi há milhões de anos), por isso, perceber o que aconteceu a Marte vai ajudar-nos a perceber melhor o nosso sistema solar e saber mais também sobre a Terra.Mas ainda nem sequer sabemos se algumas vez exitiu vida em Marte e esse é o objetivo da missão do ‘Perseverance’. Jennifer Trosper Diretora-adjunta do projeto “Perseverance”

O plano da NASA passa por conseguir desenvolver nos próximos anos uma forma de conseguir enviar para a Terra, estima-se até 2031, as amostras recolhidas pelo “Perseverance”.

Fonte: pt.euronews.com/2020/07/31/lancamento-da-missao-marte-2020-decorreu-sem-problemas

Coronavírus em Tempo Real