Líderes sul-americanos parabenizam Castillo pela eleição no Peru; Brasil silencia

Foto: Gian Masko/Aqruivo/AFP/Estadão Pedro Castillo 20 de julho de 2021 | 12:56 mundo

A proclamação do esquerdista Pedro Castillo como presidente do Peru pelo tribunal eleitoral do país foi felicitada por vários líderes da região, de todos os espectros políticos.

Um dos primeiros a se pronunciar foi o argentino Alberto Fernández, na mesma noite de segunda-feira (19). Disse o peronista de centro-esquerda: “Hoje me comuniquei com Pedro Castillo, presidente eleito do Peru. Expressei meu desejo de que unamos esforços em favor da América Latina. Somos nações irmãs, de modo profundo. Celebro que o querido povo peruano enfrente o futuro em democracia e com solidez institucional”.

O centro-direitista chileno Sebastián Piñera também mandou uma mensagem por meio de suas redes sociais: “desejamos sucesso em sua gestão e nos comprometemos a trabalhar unidos para superar a pandemia, derrotar a pobreza e avançar a um desenvolvimento inclusivo e sustentável, pelo bem de nossos povos”.

Já o ditador venezuelano Nicolás Maduro publicou fotos de Castillo e festejou que se abra “um novo ciclo político (no Peru), que desejamos que seja de sucesso para essa nação sul-americana. O povo da Venezuela abraça nossos irmãos e irmãs”.

O também esquerdista Luis Arce (Bolívia) lembrou o bicentenário da independência do Peru, a ser comemorado no dia da posse de Castillo. “A dias de comemorar seu bicentenário, o Peru proclamou o professor Pedro Castillo como seu novo presidente.”

O mandatário do Paraguai, o centro-direitista Mario Abdo Benítez, desejou “sucesso ao novo presidente eleito”, e afirmou que “nossos países estão unidos por laços históricos, que desejamos continuar estreitando”.

O uruguaio Luis Lacalle Pou, também de centro-direita, mandou uma mensagem mais breve: “Desejo-lhe uma boa gestão pelo bem do povo peruano”. O colombiano Iván Duque afirmou que “continuaremos trabalhando no fortalecimento de nossas relações econômicas culturais e sociais”.

O ex-presidente boliviano Evo Morales afirmou: “finalmente, o tribunal eleitoral proclamou nosso irmão Pedro Castillo presidente eleito do Peru. Pedro ensinará como se governa para o povo mais marginalizado e sacrificado”. A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, também comemorou: “todas as nossas felicitações a quem foi finalmente proclamado presidente eleito do Peru”.

Na noite de segunda-feira (19), a embaixada dos EUA no Peru também enviou uma mensagem felicitação pelas “exitosas eleições presidenciais e legislativas”.

O presidente Jair Bolsonaro e o Itamaraty ainda não haviam se pronunciado sobre a vitória de Castillo até as 12h desta terça (20).

Sylvia Colombo/Folhapress Voltar para a página inicial

Fonte: politicalivre.com.br/2021/07/lideres-sul-americanos-parabenizam-castillo-pela-eleicao-no-peru-brasil-silencia