Europa regista aumento de novos casos de Covid-19

França e Croácia registam aumentos de casos de Covid-19. OMS diz que mais de 170 países aderiram à iniciativa COVAX

Surgiu um surto “muito preocupante” do novo coronavírus numa estância de férias naturista francesa, na costa mediterrânica.

De acordo com as autoridades sanitárias, foi emitido um alerta para a estância de férias Le Cap d’Agde.

Cerca de 100 pessoas testaram positivo à Covid-19.

Segundo o autarca local, Gilles d’Ettore, “até agora, os casos detetados não são graves. São principalmente jovens, assintomáticos. As pessoas não sabem que estão infetadas, é por isso que se testa maciçamente”.

Entretanto, os turistas eslovenos na Croácia anteciparam o regresso ao seu país para evitarem ter de cumprir as novas medidas de quarentena, que entraram em vigor na meia-noite de segunda-feira.

A medida surge depois de, recentemente, a Croácia ter registado um aumento dos casos de Covid-19, pouco antes da reabertura das escolas no dia 7 de setembro.

Até agora, o país tem mais de oito mil casos confirmados.

A Proteção Civil do país tem promovido discussões de medidas para impedir a propagação da pandemia.

O diretor da Proteção Civil de Brod-Posavina, Stjepan Bosnjakovic, informa que não têm focos mas têm tido, nos últimos dias, um aumento significativo do número de infetados.

Neste momento, há mais de 170 países envolvidos na iniciativa COVAX, uma iniciativa global que pretende tornar equitativo o acesso a uma vacina para a Covid-19, de acordo dados da Organização Mundial da Saúde.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirma que, “atualmente, há nove vacinas que fazem parte deste portefólio dinâmico; que está constantemente a ser revisto e otimizado para garantir o acesso à melhor gama possível de produtos. Mesmo agora, estão em curso discussões com mais quatro produtores. Outras nove vacinas estão, atualmente, a ser avaliadas a longo prazo”.

Reuniões e festas ilegais estão a ser apontadas como sendo promotoras de novos picos de infeções pelo novo coronavírus na Europa.

De acordo com especialistas em saúde, é aí que as regras de distanciamento social estão a ser ignoradas.

Fonte: pt.euronews.com/2020/08/25/europa-regista-aumento-de-novos-casos-de-covid-19

Coronavírus em Tempo Real