Espanha ultrapassa 500.000 casos de Covid-19

Espanha é o primeiro país da Europa a ultrapassar o meio milhão casos de infeções pelo novo coronavírus, depois de um segundo surto que coincidiu com a reabertura das escolas.

Segundo o Ministério da Saúde, esta segunda-feira o país totalizou 525.549 casos de Covid-19, depois de ter registado 498.989 na sexta-feira. 2.440 infeções foram registadas nas últimas 24 horas.

O diretor do Centro de Coordenação de Emergências e Alertas Sanitários de Espanha, Fernando Simon, informou, que há um aumento de casos, a nível nacional, no entanto, as situações variam consoante a Comunidade Autónoma. Não se pode aplicar as mesmas medidas em todo o território pois em algumas comunidades os casos de Covid-19 estão a aumentar e em outras a diminuir.

O aumento das infeções ocorre numa altura em que Espanha reabre as escolas depois de terem sido encerradas em março, com alguns pais a dizerem que têm medo de mandar os filhos para a escola.

O Governo implementou várias medidas para reduzir o risco de infeções nos estabelecimentos escolares, incluindo tornar obrigatório o uso de máscaras para os alunos acima dos seis anos e a exigir maiores cuidados higiene.

O Executivo espanhol estima que se os testes clínicos excederem expectativas, Espanha poderá ter cerca de três milhões de doses de uma vacina até dezembro

O primeiro-ministro, Pedro Sánchez, afirmou que compraram a vacina de Oxford, que diz que é a que tem os ensaios muito mais avançados, e espera-se que em dezembro se comece a vacinar uma parte da população do país.

O Governo regional de Madrid está a restringir ainda mais as reuniões familiares e as reuniões sociais para refrear os focos de contágio

O número de pessoas que assistem a funerais, casamentos e outras celebrações religiosas, bem como visitas de grupo a museus, será restringido a partir de segunda-feira.

As autoridades sanitárias planeiam reduzir a quarentena do coronavírus para 10 dias.

Fonte: pt.euronews.com/2020/09/07/espanha-ultrapassa-500-000-casos-de-covid-19

Coronavírus em Tempo Real